sábado, 29 de janeiro de 2011

This Is Africa!

 
O continente africano é um dos lugares onde os elementos da dita cultura urbana (como o hip-hop) mais tem tomado uma face única. Talvez isso aconteça porque, diferente dos patrícios afro-americanos, nossos brothers vivendo na motherland ainda não se deixaram levar tão fácil (ou por falta de oportunidade mesmo) pelo canto da sereia do consumismo exacerbado bobo e do narcisismo “(a)celébrico” (acho que acabei de inventar essa palavra!) que cada vez mais povoam o universo dessa cultura aqui nos EUA. Enfim, mas o post de hoje é uma dica bem legal de site que peguei numa “tuitada” do pessoal da World Up. Intitulado This Is Africa o site é um misto de revista eletrônica e projeto social. A definição fornecida pela galera no texto de apresentação afirma que "This Is Africa is a media organisation that brings Africa and the West closer together via African contemporary urban culture."  (This Is Africa é uma organização midiática que aproxima a África e Ocidente via cultura urbana africana contemporânea).
 
A qualidade e disposição das imagens além do layout do site realmente impressionam. Os temas discutidos e objetos de interesse são aqueles clássicos que já conhecemos: música, moda, política, comportamento, juventude e por aí vai. Pelo que chequei, o staff da organização está distribuído entre Nigéria, África do Sul, Ruanda, Gana, Holanda e Inglaterra. Uma das matérias que achei bem legal (mas ainda não tive tempo de ler) é a que explora a cena alternativa punk de Joanesburgo (leia AQUI). Também estou viajando nas mixtapes dos DJs que dá pra baixar e ouvir no iPod Touch ou iPhone (além do computador, obviamente!). Outro texto que parece massa é um sobre fotografia e funk nigeriano (vê AQUI )

Visite o site dos caras AQUI

Abaixo video retirado do canal dos trutas no YouTube. 



Muita Paz!

* Post escrito ao som de Kurtis Blow, álbum Back By Popular Demand (1988).

Comentários (2)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Adorei sua dica! Realmente é um site muito lindo e que traz informações formidáveis sobre a cultura urbana africana. Para mim, como admiradora e pesquisadora de rap, este site se tornará uma fonte de referências! Thanks!
Fala Marília,

Bem legal, né? Vi no Twitter que você tá ouvindo as mixtapes também. Eu gostei bastante do projeto como um todo.

Obrigado pela leitura do post e comentário!

Beijos do Kibe.

Postar um novo comentário

Comments by