quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

The Jolly Boys


O Caribe é uma espécie de Bahia gringa. Assim como nosso estado brasileiro, essa região é marcada pela presença negra que remonta a quatro séculos e pela existência de uma incrível quantidade de ritmos musicais. Outros elementos menos agradáveis também aproximam essas duas regiões como a pobreza e a existência de preconceito e discriminação contra os descendentes de africanos. Estou lendo um livro interessante intitulado Rastafari: roots and ideology (1994), do antropólogo Barry Chevannes, o qual afirma que as ilhas do Caribe receberam um terço de todos os escravos trazidos para as três Américas durante o tráfico negreiro. No caso da Jamaica (bandeira acima), o comércio de escravos foi responsável por aportar na ilha 700.000 africanos que foram utilizados para trabalhar nas plantations de cana de açúcar e posteriormente formaram o maior grupo racial do país.  Talvez os dois jamaicanos mais ilustres e conhecidos mundo afora até hoje sejam o líder nacionalista negro Marcus Garvey  (1887-1940) e o cantor de reggae Robert Nesta Marley, a.k.a. Bob Marley (1946-1981).

Reggae, calypso, dub, ska, rock-steady e raggamufin são ritmos jamaicanos já conhecidos do público em geral. Outro menos conhecido é o mento, business dos "nego véio" charmosos do The Jolly Boys. O grupo tem um longa história que remonta aos anos 1950. Segundo consta, mento é a base de todos os outros ritmos locais citados anteriormente e era tocado por grupos musicais nos salões de baile da ilha nos 1950 e 1960. Porém, muitas vezes o ritmo era promovido como calypso para facilitar o entendimento e atrair a atenção dos turistas. O mento foi eclipsado pela ascensão do reggae nos 1970 e passou a ser uma jóia desconhecida daqueles que não tinham oportunidade de visitar a ilha ou eram realmente entendidos de música jamaicana apesar da grande popularidade dos The Jolly Boys no país. Nos anos 1980 e 1990 o grupo finalmente conseguiu repercussão internacional na categoria de world music lançando dois discos: Pop 'n' Mento (1989) e Sunshine 'n' Water (1991). Ano passado veio a luz o novo projeto do grupo intitulado The Great Expectation: The Jolly Boys Featuring Albert Minott, álbum constando de 13 faixas e cujo carro chefe é uma regravação do hit Rehab, de Amy Winehouse. Atualmente o grupo é formado por Derrick "Johnny" Henry (rumba box), Joseph "Powda" Bennet (maracas), Egbert Watson (banjo), Allan Swymmer (percussão) além do vocalista Albert Minott com seu jeito carismático e sua voz rouca e charmosa que é uma mistura de Louis Armstrong com Nat King Cole. O resultado pode ser conferido no vídeo de Rehab, que segue logo abaixo.



O mini-documentário de sete minutos e meio The History Behind The Jolly Boys apresenta os músicos da banda.



Agradeço minha amiga Laura Moutinho por ter me enviado a dica dos velhinhos charmosos jamaicanos.

Muita Paz!