sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

"The Strip Game": documentário de Method Man

Strip clubs... Well, os famosos inferninhos que sempre apareciam em filmes policiais dos anos 1980 como escritório dos vilões do filme mudaram e muito. Bakari Kitwanaex editor da revista The Source,  faz uma pequena análise desse fenômeno em seu livro Hip-Hop Generation (2002) mostrando com um dos responsáveis pela popularização e disseminação dos strip clubs nos últimos anos é justamente a cultura hip-hop. Dados apresentados pelo autor afirmam que strip clubs são um negócio de 3 bilhões de dólares anuais. A expansão desse tipo de empreedimento está associado ao crescimento da indústria de entretenimento adulto como um todo desde a década de 1990. A popularidade de strip clubs entre rappers pode ser notada pelo constante aparecimento desses espaços e stripers nos videoclipes de música além da produção de filmes como The Players Club (1998) dirigido pelo rapper Ice Cube.

Kitwana ainda afirma que a idade com que homens, casados ou solteiros, começam a frequentar esses espaços vem diminuindo. De acordo com o jornalista, homens também tem gastado mais dinheiro em strip clubs do que em dates (encontros amorosos). O que é preocupante, na opinião do autor, é que isso evidencia uma atitude cada vez mais comum na sociedade americana em geral e na comunidade afro-americana em particular de tratar mulheres apenas como objeto sexual. O documentário The Strip Game: Who Are the Judge? Raw. Revealing. True! (2005), dirigido pelo rapper Method Man, tenta apresentar um olhar (ou vários olhares!) sobre esse universo. Não espere nada muito crítico. Man viaja por cinco cidades (New York City, Los Angeles, Atlanta, Houston e Miami) visitando clubes, conversando com strippers, frequentadores e intercalando as falas dos mesmos com comentários seus e de outros rappers como Scarface, Redman, o grupo de R&B Jagged Edge, Keith Murray, Travis (da banda de rock Blink 182), Warren G., Ghostface Killah e Mr. Cartoon. Desnecessário dizer que o filme é recheado de imagens de strippers seminuas dançando. Não farei uma resenha do filme, mas você pode ler uma em inglês AQUI

Para quem está dentro dos Estados Unidos, o documentário pode ser assistido por inteiro (com uns comerciais no meio) clicando nesse endereço AQUI  Infelizmente não há essa opção para quem está fora dos EUA. Abaixo segue o trailer do filme.

Muita Paz!