sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Night Catches Us


Aí vai uma dica valiosa de filme a ser assistido. Esqueça os filmes bobos, babacas e moralistas do Tyler Perry, por favor! Também pare de ser enganado pelas comédias ruins de Ice Cube. Assim que puder, adquira uma cópia de Night Catches Us (2010) e assista ao lado de um boa companhia ou mesmo sozinho (DVDs estarão disponíveis para a venda no dia 1 de fevereiro). Uma novidade agradável é que o filme foi escrito e dirigido por uma mulher, Tanya Hamilton.  A película conta a história de Marcus Washington (Anthony Mackie, She Hate Me [Spike Lee], 2004) e Patricia Wilson (Kerry Washington, The Last King of Scotland [Kevin MacDonald], 2006). Patricia é uma advogada dos movimentos pelos direitos civis e ex militante do Black Panthers Party vivendo numa vizinhança da Pennsylvania. Seu marido fora morto num tiroteio com a polícia quando estes tentavam capturá-lo. Washington, também um ex Panther, está voltando a cidade após dois anos praticamente desaparecido. Há suspeitas dentro da organização política de que ele seria o "snitch" (dedo duro, cacoete) que teria entregado o marido de Wilson a polícia.

O enredo do filme fala sobre a dificuldade de superar o passado diante de situações em que as esperanças morrem pouco à pouco. A revolução, tão falada e celebrada no final dos anos 1960 e início dos 1970, parecia não ter mais data para chegar em 1976 e a frustração, desconfiança e raiva pairam sobre aqueles que foram uma vez jovens negros idealistas prontos a dar sua vida pela causa negra. Para completar com chave de ouro, a trilha sonora foi composta pela banda de rap acústico The Roots. Sugestivo ou não?  Assista o trailer logo abaixo.



* Para quem quiser encarar assistir o filme em inglês, meu truta Cristiano Rodrigues informou-me via Twitter que dá para baixar a parada  AQUI Ó
* Post escrito ao som de Maxwell, álbum BLACKsummer'snight (2009).
* 2:39 pm em NYC e resolvi fazer um pequeno update no post disponibilizando aqui a linda canção de Syl Jonhson, Is It Because I'm Black? (1970),  que fecha o trailer de Night Catches Us. Ouça aí, o som é lindo a ponto de dar vontade de chorar...



Muita Paz!

Comentários (11)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Cara, desde que vi o trailer desse filme há uns meses, fiquei doido pra ver. Anthony Mackie é foda. Como provavelmente não chega ao Brasil, vou esperar aparecer nos blogs por aqui com legenda... Deve levar uns meses, mas eu aguento.
1 resposta · ativo 740 semanas atrás
Jun Queridão,

Aprende inglês e assiste essa porra no original. Meu amigo leu o post no blog e na sequência já baixou o fime na Internet. Olha as mensagens no Twitter que ele me mandou:

1- "@NewYorKibe vai lá no thepiratebay.org a galera só precisa de um programa que baixe torrents, mas geral tem hj em dia"
2- "Esse foi rápido. Baixei o filme indicado pelo @NewYorKibe em menos de 20 minutes. Agora bora aproveitar a noite de insônia e assistir"

Aprende "ingrêis", negrão... Pelo amor! :)

Abraço do Kibe.
Estou baixando. Essa semana assisti "A Good Day to Be Black", muito bom.
1 resposta · ativo menos de 1 minuto atrás
Fala Jay-Z Pobreta dos Trópicos!

"A Good Day" é muito legal. Gostei pacas da trilha sonora e de como o diretor trannsforma situações banais em histórias divertidas e "insightful".

Abraço do Kibe.
Pô, eu já tô praticando. Arranjei uma amiga de Hollywood e tô conversando com ela em inglês. E já tô de olho nos cursos que você recomendou!
1 resposta · ativo 740 semanas atrás
Firmão Man!

Dou mó apoio moral e teórico. Lê isso aqui ó: http://bit.ly/fl6q6j

Abraço do Kibe e Boa Sorte aí no aprendizado da língua do Império: give them a BLACKLASH!!! :)
Oi Kibe!

Realmente a trilha sonora deste filme é fabulosa.
Gostei de como trata a perversidade do racismo: é contínuo e com marca profunda na vida de cada um. Inclusive na vida da mulher (Patricia), solteira, segurando as pontas e homens, que por um motivo ou outro, deixam-na sozinha sob o olhar frustrado da filha que assiste a tudo isso. Dá uma sensasão do tipo: "eu já vi isso em algum lugar": seu vizinho, sua família, na Pensilvânia, nos filmes, na letra do Brown (Nego Drama)...
Como um complemento, assistir ao maravilhoso "For Coloured Girls", baseado nos poemas de Tyler Perry. Fácil de achar no original, rápido para carregar e assistir sem precisar download: http://www.movie2k.to/movie-368897-For-Colored-Gi....

Beijão.
Peace.
2 respostas · ativo 737 semanas atrás
OPA, OPA, OPA!! ERRATA:
O filme citado "For Coloured Girls" é DIRIGIDO por Tyler Perry. As poesias são da Ntozake Shange - vale a pena ler o que ela escreve.

É isso. bjs.
Querida Katucha,

Obrigado pela leitura e comentário ao post! Quanto ao Tyler Perry, tenho um probleminha com os filmes dele. Talvez vá ler os poemas de Shange! :)

Beijos,

Márcio/Kibe.
Um salve...

Já se acha o filme legendado em português pra download por aí.

Abraços...
O filme pode até ser bom, mas falar que os do Tyler Perry são bobos e moralistas, isso já é demais né? O cara é fera!

Postar um novo comentário

Comments by