sábado, 19 de fevereiro de 2011

Steve Harvey: Picareta ou Expert em Relacionamentos?

 
Eu e a Mila Felix estamos enrolando para escrever os motivos para se ter namorado/a.  Estamos pensando, pensando e pensando... Pior, conversei com ela hoje e estamos pouco românticos.  Mas os dois posts vem, creiam! No entremeio, segue uma “dica” (você vai entender o porquê das aspas já já!) de como entender os homens: leia o patrício Steve Harvey (foto acima).  Pois bem, vocês já devem estar cansado/as de ouvir a história de que mulheres negras nos EUA tem mais dificuldade de ter relacionamentos regular e se casar. Não sabia disso? Leia esse post AQUI (inclusive, Harvey aparece no vídeo que acompanha o post). Mas então, voltando ao nosso truta com bigodão estilo taturana, esse comediante e radialista acabou se tornando meio que uma autoridade em explicar as mulheres negras como a cabeça dos brothas por aqui funciona de maneira a ajudá-las a tomarem decisões em relação a seu futuro amoroso e sexual.

By the way, Harvey é capa da clássica revista semanal Jet Magazine. A capa do periódico vem com uma foto do trutão e uma frase sua: “I’m not giving you advice on marriage. I’m giving you advice on men” (Eu não estou dando à você conselhos sobre casamento. Eu estou dando à você conselhos sobre homens [foto abaixo]). Desde 2009 Harvey já publicou dois livros que sugerem aconselhamento as sistas para entenderem o comportamento de seus brothas quando a palavra é relacionamento. Caso você estiver interessada/o seguem os títulos: Act Like a Lady, Think Like a Man: What Men Really Think About Love, Relationships, Intimacy, and Commitment (2009) e Straight Talk, No Chaser: How to Find, Keep, and Understand a Man (2010). O autor sairá em março numa turnê pelos EUA em conjunto com o astro de música gospel Kirk Franklin (um ex-addicted em pornografia, como confessou em sua autobiografia intitulada Church Boy: Kirk Franklin [1998]) intitulada “Ain’t Nobody Tour” (Turnê Ninguém É Perfeito). Impossível não perder a piada: eles podiam ter incluído também o brotha R. Kelly e ficaria perfeito!
 
Well, não me pergunte o que eu acho dos livros. Não li e dificilmente irei fazê-lo um dia. Não é desprezo pelo que Harvey tem a dizer, mas falta de tempo mesmo. De toda forma, os livros do comediante e radialista se enquadram na categoria de livros de auto-ajuda que nada mais são do que sistematizações e questionamentos em linguagem acessível de convenções vigentes no senso comum. Mesmo que muita gente não bote fé no que Harvey escreve, devido a seu histórico de vários casamentos e a fofocas de que seus advogados manipularam sua última ex-esposa no processo de divórcio, é interessante notar como os escritos de Harvey fazem sucesso. Exemplo disso é que existem até outros livros que se colocam como respostas a ele a partir de uma perspectiva feminina. Esse é o caso de Act Like a Gentleman, Think Like a Woman: A Woman's Response to Steve Harvey's Act Like a Lady, Think Like a Man (2009) escrito por Maria Bustillos.
 
Contudo, todas essas obras sempre resvalam no perigo de generalizações e idéias controversas. Um exemplo disso foi a polêmica ocorrida como o livro de Shahrazad Ali, The Blackmans Guide to Understand Blackwoman (1989).  O tom do livro de Ali coloca, de certa forma, um ar de glamour na mulher negra do passado que se auto-sacrificava pelo marido e condena as mulheres independentes dos anos 1990. Mais: a autora aconselha, de forma no mínimo controvertida, homens negros enfrentando situações de desobediência a agirem da seguinte forma: “No black eyes, no punching in the breasts or stomach, no stomping and no upper-cuts,” mas sim “a sound open-handed slap in the mouth” (Sem olhos roxos, sem socos nos peitos ou no estômago, sem bate bocas”, mas sim “um sonoro tapa de mão aberta na boca”). Lamentável, né Ali?
 
Muita Paz, Muito Amor e Diga Não as Todas as Formas de Violência!
*Ouvindo The Jimi Hendrix Experience, álbum Are You Experienced? (1967). Ouça a linda Hey Joe, canção pertencente a esse álbum, AQUI