quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O Casamento de Henê Maru e Eliana Pittman



Acho esse rosto de mulher estampado na embalagem do "detonador de cabelos crespos" Henê Maru muito legal. Mas alguém aí já se perguntou quem foi que inspirou essa imagem? Bem, a resposta vem logo abaixo...
  
Pois é, nada mais nada menos do que esse pedação de mau (ou bom!) caminho chamado Eliana Pittman. Essa negona linda teve como padrasto o saxofonista de jazz Booker Pittman (1909-1969). O mais louco da história é que Booker é bisneto de Booker T. Washington (1856-1915), um dos grandes líderes afro-americanos da virada do século XIX para o XX. Booker aportou na terrinha em 1937 a convite de um músico brasileiro chamado Romeo Silva que conhecera na França. Antes disso ele já havia tocado com Louis Armstrong, Count Basie e ficado 4 anos na França tocando com a orquestra de "Lucky" Millinder. Em terras brasileiras o negrão se sentiu em casa e resolveu se instalar no Rio de Janeiro tornando-se amigo de Pixinguinha, tocando no Cassino da Urca e em países vizinhos como a Argentina além de ter ganho o apelido de Buca (só no Brasa mesmo! :). O músico foi o primeiro professor de música de Eliana e grande incentivador da idéia dela se tornar cantora. A artista fez sucesso nos Brasil entre os anos 1960 e 1970 num estilo que era uma mistura entre samba, soul, jazz e bossa nova.
 
O casamento entre Henê Maru e Eliana Pittman começou em 1964 ou 1967 (há informações desencontradas na web). No blog Negro Gato Fashion Blog há o seguinte texto:  "O Henê Maru foi criado em 1964, com uma embalagem laranja e com um desenho que faz lembrar a cantora Eliane Pittman. “Tentamos mudar duas ou três vezes, mas o produto encalhava porque as clientes pensavam que era falsificado. A fórmula também praticamente não mudou nada”, diz Alvaro Coutinho, 75 anos, que fundou a Maru com três irmãos e agora toca sozinho a empresa. “Chegamos a vender 450 000 unidades por mês do henê no fim dos anos 70. Hoje, não passa de 50 000", informa. A fórmula do Henê Maru (“Henê vem de hena; Maru era o cachorro do meu irmão”) foi passada aos Coutinho por “um alemão” no interior de Minas Gerais, onde nasceram. A família mudou para São Paulo e o negócio se expandiu, chegando ao apogeu quando passou a patrocinar os programas dos apresentadores Chacrinha e Bolinha. Atualmente, a fábrica de cinqüenta funcionários produz cerca de quarenta cosméticos e o Henê Maru perdeu o lugar de carro-chefe para os esmaltes e removedores Casco Cavalo e Óleo Banana. Assim, sem preposição, para não dar problema com a fiscalização, visto que não têm relação alguma com casco de cavalo ou com banana."

Coisas da vida. Maru vem do nome de um cachorro, Eliana "quebrava" tudo cantando e, por fim, o Henê Maru alisante há mais de quarenta anos continua "quebrando" todo o cabelo das pretas que queriam/querem se parecer com Pittman. Ouça a negona soltando a voz logo abaixo.



Muita Paz!
* Post escrito ao som Nas, álbum "crássico" Illmatic (1993). Ouça uma canção desse disco AQUI

Comentários (6)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Coisas da vida. É complicado saber que o "detonador de cabelos crespos" é associado a uma preta tão bonita e com raízes tão fortes, politicamente falando, mesmo que indiretamente. E Henê hoje em dia... é tenso.
Oi Élida,

O Henê quebra tudo: das raízes as pontas! :)

Beijos do Kibe.
CAROS AMIGOS ,NUNCA VÍ TANTO PRECONCEITO, E TANTA MALDADE E TANTA PETULÂNCIA,O HENÊ, NÃO É DETONADOR DE CABELO COISA NENHUMA,NEM CONTINUA QUEBRANDO CABELOS DE NEGRA NENHUMA PORQUÊ NUNCA O F^Z, EEEEUUU USO HENÊ,NÃÃÃÃO SOU PATROCINADA POR NENHUMA EMPRESA E MEU CABELO É LIIIIINDO E COMPRIDO NATURAL,(DETESTO ALONGAMENTO ARTIFICIAL...) E AAAAAMOO HENÊ E MAIS AINDA DEPOIS QUE CONHECÍ OS BLOGS DAS HENEZADAS...
Adeides, eu concordo em numero e grau contigo amiga! Nunca usei nada melhor nas minhas madeixa, eu uso e recomendo!!!! Não quebra o cabelo não, não cai, ele fica pretinho e bem lisinho! Agora todos me perguntam o que eu estou fazendo no meu cabelo, que ele tá tão lindo! Tbm não estou sendo garota propaganda de ninguém! mais me desculpem as meninas aí de cima! Se vcs realmente acham isso, estão muito desinformadas! Claro, que tem que saber que henê não é compatível com algumas químicas, e se mistirar quimicas no cabelo o cabelo fica horrível mesmoo!
Mais eu uso, garantoo e recomendo!
Abraço meninas!
Olha...eu uso Hene e ngm diz que eu uso. Meu cabelo é LINDO! super hidratado,longo,e o hene só me trouxe benefícios,desde o início. O meu cabelo era completamente quebradiço,(Crespo) seco e áspero,mas agora tá lindo,uso e recomendo hene,tenso mesmo é saber que as pessoas gastam 200 reais em um cabelo que dura 2 meses ou menos...e hene dura uma vida se vc tiver persistência ;)
De tanto falarem do Henê quero até experimentar na minha juba de afro-descendente.
Meu finado avô por parte de pai era italiano, minha avó (por parte de pai) era negra, meu finado avô por parte de mae era uma mistura de mae negra e pai português e minha avó (a mae da minha mae, rs) era filha de india brasileira com um cigano espanhol. Entao eu sou bem brasileira mesmo (tudo junto e misturado), entao me casei com um alemao e meu filho e minha filha sao brancos e tem olhos azuis, mas pra mim, lá no fundo eles continuam trazendo a "gotinha da Negritude" na garra e no gingado deles,rs. Abraço aí gente.

Postar um novo comentário

Comments by