domingo, 20 de fevereiro de 2011

Enquete: Preto ou Branco?

 
Continuando nossa série de posts hoje temos uma enquete: quem é mais pilantra, o homem preto ou branco? "Pilantra", leia-se aqui como aquele que trai mais, é mais galinha. Essa enquete nasceu de uma conversa que tive com uma sista brasileira. Não vou dizer quem é ela e nem as nossas opiniões, pois não quero influenciar o posicionamento de nossos leitore/as, mas ao final iremos deixar claro o que pensamos sobre o assunto. Sendo assim, joga sua opinião nos comentários e no final de semana vamos fazer o levantmento.

Muita Paz, Muito Amor!

*Ouvindo Freddie Jackson, canção You Are My Lady (1985) Ouça AQUI

Comentários (20)

Carregando... Logando...
  • Logado como
PRETO.
Por serem até mais malandros, articulados no jogo. Falo da minha vivência.

(PS. Fazer esta enquete ouvindo YOU ARE MY LADY já é um indicio!) rs
" Polícia, ladrão, preto, branco ou eu. Quem é mais filho da puta eu não sei"..Acho que alguma coisas independem de cor, origem e bla, bla, bla.
Homens traem independente da cor, raça e cia...e ponto final.
hmm, me falta experiência própria com o lado branco para saber.
mas através da experiência de algumas amigas, tá pau a pau. é questão de caráter mesmo.
Se levarmos em consideração o processo sócio-histórico, o homem negro está mais vulnerável a pilantragem. É uma imagem construída e objetivada.
Estou na mesma da Nubiha, não tenho experienciê com homens brancos, não posso opinar. Mas creio que independe de cor.
Você sinceramente acha que essa pergunta tem resposta?
1 resposta · ativo menos de 1 minuto atrás
Oi Tamara,

Brigadinho pelo comentário! Respondendo a sua pergunta, sim. Na verdade a enquete surgiu de uma conversa com uma amiga. Na sexta eu e ela explicaremos a história toda e nossos posicionamentos quanto ao tema.

Beijos carinhosos do Kibe.
Eu vou pro lado negro* da força sempre . . . mesmo considerando o fato que os homens negros tem muito para aprender sobre como tratar suas ladies. Algumas pretinhas, por esse motivo, já fazem parte do grupo "Pegue seu Branquinho e saia de mansinho!" . . . São bem tratadas, respeitadas pela família do moço e não querem mais saber dos negrões jagunços, que dão mancada de tempos em tempos, são machistas, mal-educados e traem na cara dura. Meu questionamento é: temos mesmo que pagar esse preço altíssimo para ter 1 pretão do lado?
Sem moralismo, eu disse sobre ser os PRETOS.
Independe da cor ser, certo? Mas a pergunta da enquete AQUI é saber qual achamos que é mais pilantra. Certo?
Pessoas adoram um discurso, é só uma pergunta...
Quando se fala de coisas "negativas e/ou ruim" sempre é colocado o Negro como o "fator expiatório" das coisas, como se fosse "normal certos tipos de comentários e atitudes, até quando se fala da metereologia...quando o tempo não está bom "O tempo está preto", quando se está nervoso "estou preto de raiva"...e por aí vai as famosas falas depreciativas. Com relação ao lado dos brancos é preciso rever nossos conceitos e verificar ´no passado o que os nossos "ancestrais" passaram no período da escravatura, no período de Zumbi, no período de Martin Luther King (I have a dream) e no momento do OBAMA. Ouça a música "Identidade" de Jorge Aragão e analise bem o conceito "brasileiro" do convívio entre negros e brancos. Para os que acham este assunto "irrelevante" só posso lamentar sua postura como "ser humano" aos que entendem e conhecem "muito bem" sobre o assunto eu diria, para a comunidade negra mais do que "Yes, we can".."somos ricos, fortes e poderosos". Jorge
Falar de "pilantragem masculina" é quase uma redundancia, obviamente fazendo-se generalizações ás vezes cruéis. Pois bem, historicamente sofremos com as pliantragens, picaretagens, sacanagens, rasteiras, engodos, mal-tratos, violencias, tosquices e etc praticadas pelos "homens-sapos". (Please, nenhuma alusão à "carochisse" do sapo-principe...é só uma referencia à definição biologica da especie). Em relação aos indices de sacanagens de pretos e brancos, além da aliança masculinista que dolorosamente une homens brancos e homens negros (apesar das diferenças raciais, eles ainda são homens e isso lhes garante muitas coisas...), o homem negro quando se relaciona com uma mulher negra reproduz praticas racistas de desqualificação e subalternização da parceira. Isso, agregado ao fato que muitas mulheres negras tem expectativas de que seu relacionamento com um negrao será mais positivo e prazeroso faz com que as "ofensas" que venha a sofrer nessa relação sejam-lhe muito mais pesarosas. Pelo exposto, acho que os PRETOS são mais sacanas! Alem do que há ainda esse maldito mito da virilidade que ampara e empurra a negraria para todas as camas do mundo...afff. Bjo! E to aberta a considerações...rs
Bom, nesse caso tenho que concordar com a Silvia. Os pretos quando se relacionam com brancas as tratam feito rainhas, mas quando é preta... ai ai ai
Mas por outro lado, brancos só querem pretas pelo mesmo motivo que brancas querem pretos, pela conotação sexual que carregamos. Enfim, mantenho minha opinião que ambos são pilantrinhas, mas com esse adendo.
Salve Kibe,

Acho que o mano Cornel West da conta desta pergunta no livro Questão de Raça que você postou aqui. Eu não vejo diferença.
hm...

é pano prum traje completo isso.

Pra me restringir à pergunta: o branco.

Em média: o homem preto é mais descuidado e por isto sua "pilantragem" é mais crua e mais exposta. Já o homem branco tem, culturalmente, a hipocrisia como modo de vida...sua pilantragem vem sempre melhor "embalada"
Isso é uma verdade, swahili. Os brancos daqui tendem a agir de maneira semelhante aos americanos, com um grau de hipocrisia sem tamanho, até porque o casamento, quando bem feito nas famílias brancas, faz pegar muito mal uma traição escancarada. Nós negros, não sei se somos muito inseguros ou seguros demais: temos de por a prova a "virilidade alegada" sempre. Antes perder o relacionamento do que a oportunidade de provar a sua masculinidade.. A pilantragem está nos dois, mas em rótulos diferentes: um, na hipocrisia; outro, na masculinidade alegada..
Como nunca tive relacionamentos com homens brancos é difícil falar da outra parte.Bem acho que o homem negro sempre teve um historio "negro" kkkkkkkk.Tenho amigas que depois que conheceram as cabeças rosadas não largaram mais.O homem negro tem já o historico de ter muitos filhos e muitos deles não são assumidos deixando muitas crianças sem pai.Falo por ser fruto de um desses relacionamentos.Mulheres de mães solteiras tem uma forte tendência para para-raios de vagabundos.sei lá so uma psicóloga para tirar esse trauma.
algumas coisas aqui me espantaram. primeiro, ouvir de várias mulheres negras que nunca tiveram relacionamento com homens brancos. não achei que isso fosse tão frequente, pois não consigo me lembrar de uma única amiga minha negra que nunca tenha se relacionado com brancos. pergunto se estas declarações não são fruto de uma pressão muito grande dos homens negros sobre as mulheres negras para transformarem sua vida íntima em militância política - e assim fazerem uma conveniente reserva de mercado para eles. no entanto, o contrário não se aplica, e eu vou duvidar com um DUVIDO deste tamanho do homem negro que afirmar que nunca se relacionou com uma mulher branca. portanto, abram o olho e experimentem seu branquinho... nem que seja só pra não dar essa ousadia aos seus black guys.
por outro lado, vejo que persiste o mito (vide a fala de Twilla) de que os homens negros tratam melhor as mulheres brancas, nos tratam como "rainhas". não sei se eu sou a única com vocação pra plebéia, mas os homens negros com quem me relacionei me trataram exatamente como os brancos: sendo companheiros, brigando, fazendo um monte de cagada, me amando, traindo, sacaneando, sendo fofos... enfim, homens! e posso afirmar que eles trataram suas companheiras negras, antes ou depois de mim, tão mal ou tão bem como eu. não cai nessa não, Twilla, eles nao se tornam melhores nem piores com as brancas!
@Twilla, para completar: afirmar que @s branc@s só se interessam pel@s negr@s por sua "conotação sexual" é tão ingênuo - ou cruel - quanto negar a dimensão do fetiche do relacionamento interracial. ainda que o modelo Casa Grande e Senzala ainda seja o grande parâmetro das relações interraciais no Brasil, a questão é muito mais complexa, tem diversas outras dimensões. há muitas outras motivações pra uma branca querer se casar com um negro além do sexo, inclusive - veja só - aquela coisinha esquisita e imprecisa chamada amor. dá pra acreditar?
M. não me relaciono com brancos pura e simplemente porque não me atraem. Já me relacionei com uns 3 acho, o ultimo foi há uns 8 anos e NA BOUA não me faz falta!
Em relação ao que eu disse, foi baseado no que presencio. Porém, minhas amigas pretas que namoram brancos dizem que eles a tratam feito rainhas também, assim como os pretos tratam as brancas. Mas sabemos que rola sim um atrativo dos brancos pelos negros além da coisinha esquisita chamada amor.

Postar um novo comentário

Comments by