quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Viva a Sociologia de Botequim de Magnoli!

http://ghiraldelli.files.wordpress.com/2009/09/capa-gota-de-sangue_web1.jpg

E a sociologia de botequim está de volta! Como se não bastasse coisas a la Não Somos Racistas do amigão Ali Kamel temos agora Uma Gota de Sangue: História do Pensamento Racial, que acabou de sair do forno do "sociólogo" Demétrio Magnoli. Aliás, me pergunto porque nosso caro truta Magnoli se apresenta como "sociólogo" se a sua formação é geografia? Também não entendo porque alguém que não tem nenhuma produção relevante na área de relações raciais, estudos étnicos e/ou afro-brasileiros é, de uma hora para outra, vista como autoridade nesses temas? Vou te falar viu, meus 5 anos de graduação em ciências sociais, 4 de mestrado e mais 1 de PhD de sociologia não tá valendo nada mesmo...

Muita Paz à tod@s e vida curta as picaretagens intelectuais e ao reducionismo "sociológico"!

10 comentários:

Ari disse...

Ah, Dona Invidia tá visitando New York... Ela e seu parceiro, o Senhor Expert....
Isso, claro, não quer dizer que o livro seja bom....
Apenas um lembrete do grande chapa Amorpróprio, que sempre aparece nas horas mais impróprias... Take Care...

Curso de História - Miguel Maluhy disse...

Demétrio Magnoli se tornou porta-voz da turma que é contra ações afirmativas. Acho que ele se destaca porque a Yvonne Maggie não é tão contundente e má-educada e o Miranda, do Movimento Negro Socialista, é toscão.
O Magnoli discute num tom arrogante que a direita gosta e defende a idéia de que o movimento negro é o grande problema das relações raciais brasileira.
Aqui a turma tá perdendo cada vez mais a vergonha. Já tem gente falando em "ditadura branda" e, pasme, que desigualdade social, quando não muito profunda, não tem problema nenhum.
Mas a capa do livro ficou interessante.

Janaína Leslão disse...

Aff! tem gente que pega carona e se auto-intutula alguma coisa...
aff!!

Mojana disse...

Vocês precisavam ter visto a entrevista que ele deu no Jô Soares como parte da campanha de lançamento desse livro. Os dois especialistas juntos deu até nojo. O mais bacana foi que o Magnoli do alto de sua finíssima capacidade de percepção notou que o problema das relações raciais vai se resolver quando as pessoas perceberem que a única raça existente é a raça humana. Por que será que gente branca gosta tanto dessa conversa, né????? Acho que está na hora de fazer como Michael Jackson e arrumar um vitiligo...

Márcio Macedo disse...

Essa discussão sobre raça, cotas, ação afirmativa, estatuto tá ficando um vale-tudo pior que a música do Tim! Mas que o Demétrio é ruim, ah isso é, viu!

Ari disse...

VErdade, a carreira do cara mostra que é um aproveitador, louco para fazer sucesso. Era de "esquerda" antes, mas notou que ser de "direita" dá status na mídia, como uns poucos aqui. Dito isso, o que me incomoda, além das "posições" do cara, é a tendência de alguns novos novaiorquinos de achar que só quem pode falar é quem é a favor, melhor ainda se for doutor... O cara é ruim? É? Fala besteira? Fala? Num pode falar besteira? Tá proibido? É isso? Não, né? A questão é outra, política. E paro por aqui...só para deixar certo limeirense bravinho...

Márcio Macedo disse...

Prezado Ari,

Não é uma discussão de ser contra ou favor cotas, ações afirmativas, estatuto etc, mas sim de honestidade intelectual. Tudo bem que você não se incomode com picaretas se fazendo passar por algo que não são, mas eu sim. O senhor Magnoli ganha mais legitimidade para falar suas besteiras e macaquear visões de senso comum com verniz intelectual em programas de auditório ao se apresentar como "sociólogo", algo que nunca foi. Ninguém está proibido de falar besteiras ou de expressar sua opinião sobre assuntos de interesse público (não, não é preciso ser "doutor" como você para isso), mas distorcer as coisas se utilizando de um título que não possui para mim é sacanagem da braba!

Abraço do limeirense morador de NYC ao limeirense morador de Cuiabá!

Márcio/Kibe.

Unknown disse...

Assisti uma entrevista com ele na Bandeirantes (que o apóia abertamente junto com a Veja, a Folha e o Estadão. Ele é colunista das duas últimas) e um dos seus argumentos, é que as cotas poderão ser ocupadas por negros ricos. Só rindo! Alguma mente em sã consciência poderia acreditar que um negro rico ia se sujeitar a entrar na fila para pegar cotas? O cara vai pagar para estudar na melhor faculdade ou estudar no exterior. E ele ainda afirma que a "humanidade abdicou da idéia de raça", olhe ao redor e veja se isso bate com a realidade. Ele é contra qualquer resgate de identidade afirmando que tudo é mera invenção. Afirma ainda que não havia a idéia de racismo na escravidão moderna, me poupe! A maneira como ele fala e debate é realmente arrogante. Mas não adianta, ele e 'seus mestres' podem falar o que quiser, os pretos estão ocupando espaços, de várias maneiras, como um rolo compressor. Agradeço a quem concorda, respeito a quem discorda. Abraços.

Márcio Macedo disse...

Hey Marcozx,

Thanks a lot pelo comment!

Abraço,

Márcio/Kibe.

José disse...

Ali Kamel, Demétrio Magnoli e até Antonio Risério pega o Diogo Mainardi também e o Gilberto Dimenstein, aqueles e aquelas outras, deixa eles de rôle na Marechal Tito no Itaim Paulista numa terça a tarde ai depois...deixa eles por lá mesmo