segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Notívagos, Seres Estranhos...

Você deve ter algum amigo que diz que "intelectual acorda tarde", tem problemas de agendar qualquer compromisso antes das 14 horas e atende o telefone, numa ligação feita na hora do almoço, como se tivesse acabado de sair da cama ou ainda estivesse nela. Pois é, você está lidando nesses casos com notívagos, aqueles sujeitos estranhos que trabalham de noite e dormem de dia. Vigias noturnos não entram nessa categoria, já que boa parte deles dorme em serviço. Notívagos são pessoas que as três horas da manhã estão lendo, fazendo um chazinho, digitando algum texto no computador ou preparando algum seminário/aula ou numa animada conversa com outro notívago via MSN ou Skype. Tem notívagos que adoram, como eu gostava de fazer no Brasil, limpar o apartamento de madrugada. Boa parte dos meus amigos, e inclusive eu, são notívagos.

http://teardeideias.files.wordpress.com/2009/09/sobre-cafe-e-cigarros.jpg

O grande problema dessa espécie é que ela funciona em horário contrário a grande maioria da humanidade. Por exemplo, tomam café da manhã à tarde e o almoço praticamente não existe, já que sempre jantam. Mas como notívagos tem amigos notívagos, as coisas acabam de certa forma funcionando. Por exemplo, sempre sei os horários de ligar para um amigo que mora em Washington DC e que tem a mesma rotina que a minha. Temos acaloradas discussões em conversas de telefone feitas as três ou quatro da manhã. Entretanto, notívagos sofrem às vezes do estigma de serem confundidos com vagabundos, já que acordam tarde e não se incomodam em deixar transperecer seu incômodo ao serem acordados antes das 14:00 devido a algum compromisso: "Que tal nos encontrarmos às 10:00 e depois almoçarmos?", notívago, "10:00??? Jesus, você não dorme não???"

http://farm4.static.flickr.com/3018/2344772947_825588bdb5.jpg

Problema também é ter professores notívagos. Tive uma na USP. Mesmo as aulas do curso sendo vespertinas, ou seja, tinham início às 14:00 e se estendiam até 18:00, minha querida professora tinha um problema seríssimo de chegar no horário devido suas atividades noturnas. Geralmente dava aula mal humorada, bebericando várias xícaras de café e fumando cigarros que eram acendidos um na bituca do outro - naquele tempo ainda era permitido fumar em sala de aula e vendia-se cigarros na Cidade Universitária.

http://s50.photobucket.com/albums/f305/glitterhound/comments/owls/night-owl.gif

Todavia, notívagos tem uma idiossincracia em comum: apesar de adorar trabalhar durante a noite toda, odeiam ir dormir depois do amanhecer, uma espécie de "síndrome de vampiro". Então, não tente pegar o notívago numa espécie de vácuo entre o horário deles e o de pessoas "normais". Em outras palavras, nunca ligue pro notívago às 6:00, logo após acordar, tentando saber como foi o rendimento da noite de trabalho anterior ou saber das novidades antes de ir para o escritório. O notívago já vai estar dormindo, afinal, é necessário de 6 a 8 horas de sono diário para repor as energias e sempre ir para a cama antes do maldito sol dar as caras!

17 comentários:

Jaqueline disse...

Eu sou uma dessas ai, inclusive tenho aula de manhã e ainda estou por aqui. Vai ser um sofrimento para levantar daqui algumas horinhas insuficientes para o meu sono.

Márcio Macedo disse...

Pois é, Jac...

É 1:09 da manhã em NYC e ainda tô na biblioteca, acho que no meu caso nem cama vai rolar de tanta coisa que tenho pra ler...

Aula às 16 horas e ainda faltam 80 páginas.

Devido ter virado pipoqueiro...

Curso de História - Miguel Maluhy disse...

Como diz o meu tio: "O Flávio é uma pessoa excepcional, ganha mais de mil reais para acordar às 13 horas. Não faz nada o dia inteiro".

lafayette hohagen disse...

Kibe,tudo bem, a noite é uma criança etc.etc mas dormir bem faz muuuito bem.O drama é que hoje em dia as festas começam tarde demais e quem não é notívago sofre!Agora tem momentos na vida que a gente é obrigado a ser notívago/a como é o caso da minha caçulinha que está enfrentando o horário das 18 à 1 da manhã por um salário 3 vezes maior que recebia na Band,com o novo trabalho no portal da Record o r7. Aí sim vale a pena ser notívago!(acho até q. vou pedir uma mesadinha )rsrsr Mas ela se queixa exatamente das trocas de horários para se alimentar e dormir.
Grande abraço.

Márcio Macedo disse...

Flávio,

Li seu comentário no meu iPhone indo pra minha aula da tarde e comecei a rir no meio da rua. Todo mundo ficou olhando para mim como se eu fosse um daqueles típicos homeless de NYC que falam/riem sozinhos na rua e no metrô. Hilário! Algo parecido ao que você disse é quando dizem que estudar não é trabalho. No mestrado tinha uma amiga que falava assim da minha bolsa: "Pô Kibe, você ganha tudo isso só pra estudar?" ...hahahahaha...

Lafão,

Sua filha tem um ótimo motivo para se tornar uma notívaga, mas acho que ela não ainda pode ser classificada como tal, já que para ser um tem que, além cumprir o horário, gostar da coisa. Mas seu comentário sobre a sua filha me fez pensar no peso na consciência que alguns notívagos carregam, pois sempre acham que estão perdendo coisas importantes e que levantar cedo faz bem ao corpo e ao espírito. Eu sou um desses, entretanto, já me acostumei com o meu estilo de vida meio patológico. Problema mesmo é quando tenho aula ao 12:00. Só americano mesmo para marcar aula no horário do almoço/café da manhã! It sucks! ...hahahahaha... Tô devendo uma visita lá no Contos do Lafa, apareço ainda essa semana.

Abraço à tod@s!

Márcio/Kibe

Fabiane Penedo disse...

Saudade das minhas madrugadas de livros, internet, escritas, conversas!... Acordar às 11h!

Essa vida de trabalhar em horário comercial é triste e cansativa... Mesmo após quase um ano iniciando o trabalho às 8h, minha mente ainda teima em não se apagar a meia-noite e com isso o corpo rola pra lá e pra cá na cama, sem achar sossego... Nem maracugina tá resolvendo!... rsrsrs

Márcio Macedo disse...

Cuidado Biane, a coisa pode voltar um dia, hein?! ...hahahahaha...

Beijos do Kibe.

Anônimo disse...

Meu, é verdaade! Se amanhece e eu tou acordada, não quero mais dormir, e ao mesmo tempo, ao meio-dia nem pensar em levantar da cama.

É tudo muito confuso, ainda estou tentando me adaptar - o problema é ter q estudar de manhã; buáá.

Márcio Macedo disse...

Ninguém merece estudar de manhã! Urgh...

José disse...

Eu sou tudo isso aí. Mas me parece que é só a "Procura do silêncio perfeito" parafraseando o chato do D2.

Márcio Macedo disse...

Marcelo D2 chatérrimo que, por sua vez, parafraseou Marcel Proust (1871-1922) com o título de seu clássico "Em Busca do Tempo Perdido"!

José disse...

Ainda os Notívagos.

"Eu faço samba e amor até mais tarde
E tenho muito sono de manhã
Escuto a correria da cidade que arde
E apressa o dia de amanhã
De madrugada a gente 'inda se ama
E a fábrica começa a buzinar
O trânsito contorna, a nossa cama reclama
Do nosso eterno espreguiçar
No colo da bem vinda companheira
No corpo do bendito violão

Eu faço samba e amor a noite inteira
Não tenho a quem prestar satisfação

Eu faço samba e amor até mais tarde
E tenho muito mais o que fazer
Escuto a correria da cidade. Que alarde!
Será que é tão difícil amanhecer?
Não sei se preguiçoso ou se covarde
Debaixo do meu cobertor de lã

Eu faço samba e amor até mais tarde
E tenho muito sono de manhã."

Lucy in the Sky with Diamounds disse...

Eu estava navegando e por acaso, encontrei o seu blog. Adorei o texto! Também sou notívaga. São 4:28 da madrugada e ainda estou acordada, risos.... Não consigo dormir antes das 5 da madrugada e acordar antes das 11 horas da manhã! Que bom que existem pessoas como eu, risos.

Unknown disse...

Nossa, me identifiquei demais ! São 6:20 e to indo dormir.. rs. Acho que vou montar um horário especial pra mim, porque tenho faltado muitas aulas de manhã. Vou ver se monto um horário em que eu vá dormir as 17h e acorde as 1h, mais ou menos isso, porque além de aula de manha, tenho à tarde também.. curso integral é foda :/ horário comercial então.. quero ver quando me formar ! =/

Anônimo disse...

Eu também não fico atrás!Sou amante da noite e minha hora sagrada de dormir vai de 6:00 ás 15:00hs mais ou menos se possivel eu dormiria o dia todo ou quem sabe 2 dias seguidos!!!

Anderson Teles disse...

Me descreveu 100%.

Unknown disse...

Caramba, ser assim na minha família de professores que acordam as 4 da madruga, quando praticamente eu tava limpando a casa pra eles e levava nome de vagabunda... E provavelmente levo até hj. 😔 Mas me alivia saber que o mundo tá mudando e Jajá nós seremos o foco!