terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Olho Mais Azul!

http://www.listsergeant.com/blog/wp-content/uploads/2009/05/blue-eyed-baby1.jpg

Aposto que alguém aí do outro lado da tela ao ver a imagem acima deve ter dito, "Ai que fofura!", "Gracinha!", "Que lindinho!",  "Biiiiito", "Coisa linda!" e por aí vai. Errei?... Não, acho que não.  Pois bem, o catarrentinho da parada se chama Laren Galloway e, segundo informações que recolhi aqui na Internet, seus pais são afro-americanos que fugiram de New Orleans após (ou durante!) a ocorrência do furacão Katrina em 2006. Galloway foi fotografado por Terry Green e há uma galeria de fotos somente do garotinho (veja AQUI ) Caso você se lembre bem de suas aulas de biologia na escola, deve saber que os genes para os olhos azúis e verdes são recessivos e não dominantes como no caso dos castanhos. Assim sendo, ter "zóio azur" e ser negrão é como ter o número sorteado na loteria da genética!

Mas dá pra se pensar várias outras coisas diante da imagem de Galloway e uma delas é sobre a junção de idéias opostas criando o que, quando falamos bonito querendo impressionar alguém, chamamos de paradoxo. Os olhos azúis, cujo representante mais famoso talvez tenha sido o ator norte-americano Paul Newman (1925-2008), são mais freqüentes em populações nórdicas e anglo-saxãs e foram muitas vezes associados a uma espécie de síntese do racismo segregacionista norte-americano. Um dos livros mais conhecidos de Toni Morrison, escritora afro-americana laureada com o Nobel de literatura em 1992, leva o título de The Bluest Eye (O Olho Mais Azul) e narra o drama de uma garota negra chamada Claudia MacTeer. Vivendo nos EUA dos anos 1930/1940 Claudia se martiriza por não possuir os olhos azúis de sua boneca, réplica de uma das grandes estrelas de Hollywood da época Shirley Temple. A personagem subjetivamente supõe que, caso possuísse olhos azúis, não sofreria o racismo do qual sua família é vítima.

 http://www.clancycavnar.com/images/art/8_02/Anastacia.jpg

Obviamente, não poderia deixar de pensar em Escrava Anastácia (imagem acima), figura de devoção no catolicismo popular brasileiro. Segundo conta a lenda, Anastácia viveu no Brasil no século XIX, pouco antes do final da escravidão, mas tinha nascido na continente africano, mais especificamente na Nigéria. A escravizada tinha olhos azúis e sua beleza era motivo de inveja por parte da mulher de seu senhor. A história diz que Anastácia lutou e não permitiu que seu senhor a estuprasse. Como castigo, foi forçada a utilizar um colar e uma espécie de mordaça que a impedia de falar. Anastácia começou a fazer milagres curando doentes e, antes de morrer vítima de tétano, teria curado o filho de seu senhor de uma enfermidade.  Quem tiver interesse deve ler o livro lançado em 1998 pelo meu amigo antropólogo John Burdick, Blessed Anastacia: Women, Race and Popular Christianity in Brazil.

 [2a.jpg]

Finalmente veio a mente o documentário Eye of Storm produzido e exibido pelo canal de televisão ABC em 1970Nos anos 1960 uma professora primária branca, Janet Elliot, chocada e preocupada com as consequências do então recente assassinato do líder afro-americano Martin Luther King Jr (1929-1968) sobre seus alunos, submeteu seus pupilos a uma experiência. Ela separou o grupo (foto acima) de acordo com a cor dos olhos, de modo que, os detentores de olhos azúis recebiam privilégios e, arbitrariamente, idéias que os associavam a mais inteligentes, bonitos,  disciplinados dentre outras qualidades positivas. O outro grupo, cuja maioria possuia olhos com várias tonalidades de castanho (brown) e verde era associado a qualidades negativas. A professora atuava ainda de modo ativo sobre os dois grupos gerando e mediando conflitos que eram sempre resolvidos de forma parcial em favor do grupo de olhos azúis, de modo que, os argumentos apresentados pelo grupo ou alunos de olhos castanhos e verdes eram rebatidos até que eles se convencessem que estavam errados. O resultado é surpreendente. Dentro de alguns dias havia uma clara hierarquia na classe que era dominada por alun@s de olhos azúis. Antes de gravar o documentário Elliot já tinha realizado o experimento três vezes, mas com classes diferentes.  A versão do documentário que assisti é de 1996 e leva o título de Blue Eyed com Elliot aplicando seu experimento num grupo composto por brancos e negros. Fui apresentado a esse vídeo no curso de meu ex-professor Kabenguele Munanga na graduação em ciências sociais na USPAssista samples dos outros vídeos AQUI Confira, ao final do post, um trecho do filme Blue Eyed e tire suas próprias conclusões (a imagem está meio ruim, mas o aúdio okay).

Por fim, diria que o olhinho azul do piralho Galloway é bonito pacas, mas representa muita treta na história e, caso não tenha a assistência dos pais e psicólogos, um problema em potencial para o moleque! Galloway terá que aprender a lidar com esse seu traço singular, já que ele - criança, adolescente ou adulto - sempre chamará a atenção onde quer que for e será alvo de curiosidade, dúvida ("será que é de verdade ou o maluco está usando lentes?"), inveja e atração.  O exotismo dos olhos do garoto poderão ser, num futuro breve, sua fortuna e/ou desgraça. O que acham?????

Como sempre, Muita Paz!

22 comentários:

paulakristina disse...

Tem dez anos que assisti este documentario e acho espetacular.No ano passado revi no Youtube mas a imagem e som esta pessimo.Janet Elliot sofreu muitas ameaças racistas.Ela e seus pais eram ameaçados e chamados de amante dos negros.Sempre recomendo para brancos e negros,principalmente a meus amigos brancos que sempre com a "Maxíma" de que o preconceito e produzido pelo proprio negro.Acho que este moleke aqui no Brasil faria o maior sucesso.Principalmente nas baladas de Sampa.Aqui ia pega varias pretinhas rsss.Mas não sei ai nos EUA.

Mojana disse...

Kibe, você assistiu um filme chamado Coração Satânico? Na cena final do filme tem um neguinho filho do capeta com os olhos azuis feito esse aí da foto, rsrsrsrs.

Rinaldo Teixeira disse...

ô, Kibe, licença aí pra gente ajustar um lance do romance da Toni Morrison. É uma amiga da Cláudia, de nome Pecola, quem quer ter o olho azul. A narração é da Cláudia contando a desintegração da personalidade dessa amiga. Abraço, irmão!

Raquel disse...

Oi Kibe, adorei sua reflexão sobre olhos azuis. Já tinha juntado as coisas, os filhos, livros e etc, mas ainda não tinha parado para fazer isso que fez. É um paradoxo e tanto.
Muitas tecnicas de embelzamento concorrem para ajustar esses detalhes que ora são fortuna ora são desgraça. Pense numa pessoa loira de cabelos crespissimos!
Abraços

Andrea Carvalho Stark disse...

Adorei seu artigo e links q vc disponibiliza. Eu que tenho olho verde e dois filhos de olhos bem escuros, sempre ouço essa frase, em pleno seculo XXI: "Ah que pena, eles não puxaram seus olhos, né?" Tipo de coisa que não merece nenhuma réplica... Bjkas

Marcio Macedo (Kibe) disse...

Prezad@s,

Muitíssimo obrigado pela leitura e comentário ao post!

Rinaldo, valeu mesmo pelo toque! Vou tratar de fazer a correção no texto.

Um forte abraço a tod@s,

Márcio/Kibe.

Anônimo disse...

Isso realmente resolveu meu problema, obrigado!

Anônimo disse...

The advantage about the funny pictures is that you can watch them
along with the family. These make great funny pictures, and can be as blatant as the example
I just gave, or as simple as a spelling mistake.
Some programs allow a user to make the same post on multiple websites simultaneously.



My homepage :: please click the following internet page

Anônimo disse...

One can find plenty of funny pictures and videos by a single click on any
search engine like Yahoo or Google. I can also would suggest taking a few minutes to successfully
snicker not to mention grin available at funny pictures ( imagenes de humor ) and then funny videos ( videos divertidos ) to assist you in the
quest with cheer in addition to stress reliever.
While wasting your time watching something marginally funny may actually frustrate you, watching
truly hilarious movies and shows is an easy way to
get laughter into your life whenever you need it.

Anônimo disse...

People are very interested to watch the latest crime news.

What is interesting is that you get to read news and analysis that
give you an entirely different perspective,
rarely seen in corporate-sponsored media. The reliable reviews on business and forecast about products and services.


Stop by my blog :: therideremuda.com

Anônimo disse...

Thus, there are many broad options for getting to know various kinds of news today and
that too through the use of various mediums. This glass
would cost less than $1000 and would be available to
almost all the people in Britain. This secret Taoist soak will
wash any lingering worries down the drain and give you a fabulous and fresh start.



Here is my blog: Latest Daily News

Anônimo disse...

It improves blood and oxygen flow to the muscles that are recovering
from the prior hard workout. It will help the prospective health and fitness aspirant
keep pace with the ever evolving world of fitness.
Remember; there is a difference between a fattening diet and a healthy diet.


my blog; www.gegeenmongol.com

Anônimo disse...

Hi, after reading this awesome post i am also delighted to share my knowledge here with mates.


Have a look at my web-site :: www.leb4host.com

Anônimo disse...

Incredible story there. What happened after? Thanks!


Also visit my web page nodes.agr.unideb.hu

Anônimo disse...

you'll be able to choose out your funny image as per your want and interest. For example, we often do some driving trains to encourage the students to speak a few numbers in turn. Recent research found that stressfull life can increase the speed of progression of AIDS in HIV- positive patients.

My site: funny pictures animals dogs

Anônimo disse...

Firstly, you must exercise; without proper workout, you can bid goodbye to your dream of having a flat tummy.

This means you have to answer to all these people when they ask for a report.
Menopause weight gain is not inevitable, but it can be more difficult to maintain a healthy weight as your metabolism slows.


Also visit my web site; cheyne.net

Anônimo disse...

In fact, these types of pictures are daily posted and shared a lot.
They are no different than us, as people who are loved and cherished by thier families.
The moment you think of funny video the first name that probably comes to
your mind is You - Tube.

My blog ... funny pictures about lovers

Anônimo disse...

People sometimes tend to think, “if only I were a
celebrity, everything would be better”.
Stay connected with for the latest tit-bits of pick me up
news and cool celebrity pictures. Every now and then, new stars emerge and disappear in the
blink of an eye and every smallest detail about the same becomes important celebrity
news.

my site; latest celeb news

Anônimo disse...

"We all knew it was theoretically possible, but to actually do it and deploy it into the field. It happens when our body cannot excrete sufficient insulin or when cells cannot react with insulin and subsequently glucose inside our blood is being accumulated and excreted from urine. In the manufacturing of food, pharmaceuticals or cosmetics, assuring quality control is a top-notch priority.

Review my homepage ... Biotechnology and Bioengineering

Anônimo disse...

The new tablet would be a further extension of these concepts and yet another step into the future of computing for Apple.

Office goers and people who are travelling often do not get time to read news from
the newspaper or watch it to get good information they could subscribe
for sports SMS alerts. If a person is connected with the latest headlines,
it will develop an awareness in him with regards to the world which surrounds him.


Feel free to surf to my web-site ... Latest Daily News

Anônimo disse...

I used to be able to find good advice from your blog articles.



Take a look at my page dailynews

Anônimo disse...

Hellο! I ѕimplу would like to
offer you а bіg thumbѕ up for the
eхсellent іnfоrmation уou've got right here on this post. I am returning to your website for more soon.

Visit my blog post - gardening tips - -