sábado, 23 de janeiro de 2010

Da Cor da Pele...

Estou cá envolto com um texto do meu amigo Carlos Marcos, como se referem os portugueses ao truta Karl Marx, lutando para entender como a religião é vista na perspectiva do fundador do materialismo histórico e, para isso, brigando com as idéias de Friedrich Hegel criticadas por Ludwig Feuerbach quando me chega uma mensagem de minha amiga Bibi Lima comentando a atuação da tenista afro-americana Venus Williams no Australia Open.

http://www.bet.com/Assets/BET/Published/image/jpeg/c831206a-ab38-8e6c-1d44-b44808f58ee9-news_fb_bhm2_venus_williams.jpg

Williams vai bem no campeonato, ganhando as partidas e fazendo belas apresentações. Mas o frênesi na Internet não está relacionado ao seu desempenho no torneio e sim as roupas que a tenista vem usando nas partidas. Vestida com um mini vestido verde em sua última partida, Williams tem sido alvo de comentários e até montagens no YouTube e em sites pornográficos. O motivo é que a parte de baixo da roupa utilizada pela tenista é da mesma tonalidade de pele da atleta o que em muitas imagens dá a impressão que ela não está utilizando nada embaixo do vestido. Provavelmente Williams irá mudar o tipo de roupa nas próximas partidas ou ao menos irá usar um vestido que tenha a parte de baixo de outra cor, uma vez que aposto que ela não quer se fazer conhecida por suas formas sexys, mas sim por suas conquistas no tênis. Abaixo, uma fotinha da tenista com a roupa polêmica....

Photo of Venus Williams playing tennis Commando or Underwear scandal

Mas aí eu pergunto: e se fosse a Maria Sharapova, iria causar todo esse rebuliço? Por que as patrícias Wiliams nunca receberam elogios relativos a sua beleza como a tenista russa freqüentemente recebe?  A polêmica de Venus parece enfatizar mais traços relativos a sua sexualidade (ou atrativos sexuais) do que propriamente beleza, ou seja, há diferenças entre chamar uma mulher de "gostosa" e "bonita" e esses termos alocam mulheres em posições sociais distintas pelo que percebo. Dê sua opinião aí pra nóis!

Muita Paz!