domingo, 22 de novembro de 2009

Celso Pitta Merece um Troféu Raça Negra?

http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2008/02/celso-pitta.jpg

Madrugada de domingo em Nova York. Acabo de chegar do cinema onde fui assistir Precious e, como já esperava, não gostei. Já tinha lido o livro e achei o filme muito "soft". Mas, mudando de assunto, ontem à tarde estava limpando meu quarto, fuçando na Internet e deixando as coisas prontas para o final de semestre que se aproxima. Navegando no site do Estadão fiquei sabendo do falecimento de Celso Pitta. Fiquei meio transtornado, ainda mais pelo fato de sua morte ter se dado no 20 de novembro, supostamente data da morte de Zumbi dos Palmares - na verdade, ninguém tem muita certeza disso - e Dia Nacional da Consciência Negra. Ao mesmo tempo tenho visto, pela web, fotos de vários amigos meus que participaram da cerimônia de entrega do Troféu Raça Negra, evento anualmente organizado pela Afrobras Impossível não pensar: Celso Pitta irá receber, postumamente, um troféuzinho ano que vem? Ele merece? "Vamos por partes", já diria o velho truta Jack. Entretanto, minha aposta é que Pitta não levará o prêmio devotado aos patrícios ilustres da raça a exemplo do ator Milton Gonçalves na foto aí debaixo.

Milton Gonçalves e Sheron Menezes.
(Nego Véio Milton Gonçalves segurando "firme" o trófeu e a Sheron Menezes, opa!)

Pitta é uma criação da dinâmica política paulista e estará eternamente associado ao que é conhecido nos meios políticos e acadêmicos como malufismo. Paulo Sallim Maluf, um político que dispensa apresentações, foi o padrinho político de Pitta. O economista carioca foi secretário de finanças de Maluf na sua gestão na prefeitura de São Paulo entre 1993/1996 e foi lançado a candidato a prefeitura de São Paulo sagrando-se vitorioso para a gestão 1997/2000. Na época eu fazia cursinho pré-vestibular no Anglo e lembro de uma discussão que tive com uma colega de classe sobre a candidatura de Pitta. Só de ter o nome associado a Maluf, Pitta me metia calafrios, mas a verdade é que uma boa parte das pessoas entrou na onda do voto racializado vindo a eleger o primeiro prefeito negro da cidade de São Paulo.

O voto racializado, ou seja, tendo como fonte de orientação do votante a origem racial do candidato, não é algo comum no Brasil. Abdias do Nascimento, o mais importante ativista negro brasileiro, tentou várias vezes usar essa estratégia, mas a mesma nunca vingou. A maioria dos políticos negros que se elegem no Brasil possuem outras bases eleitorais que agregam a população negra, mas que não se assentam primordialmente sobre ela. Exemplo disso é o caso do deputado federal por São Paulo, Vicentinho, e do também deputado federal, pela Bahia, Luiz Alberto. Ambos são ex-sindicalistas, mas possuem uma ampla aceitação no meio da população negra. Raça, dessa forma, é sempre algo que é usado estrategicamente, ela é um plus que pode contribuir para o sucesso (ou não!) de uma campanha. Entretanto, é difícil encontrar políticos cuja trajetória é marcada pelo ativismo de bases raciais. Mesmo no caso de Abdias do Nascimento, o ativista só chegou ao senado, em 1997, devido a morte do senador Darcy Ribeiro (1922-1997) do qual era suplente no PTB (para um discussão detalhada sobre esse tema ver o livro de meu ex-orientador Antonio Sérgio Guimarães, Classes, Raças e Democracia [2002], também espero o lançamento da tese de doutorado de minha amiga Gladys Mitchell que passa pelo tema).

http://campanhanoar.folha.blog.uol.com.br/images/03inpittablog.jpg
(Pitta e sua grande promessa: Fura-Fila)

Com Pitta, o apelo racial foi uma grande sacada estratégica de Maluf (também não gosto dele, mas é necessário tirar o chapéu a visão de jogo político do "homi"). A década de 1990 é vista como um divisor de águas na história do movimento negro no Brasil. Em 1995, com o tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares, viu-se mobilizações políticas por todo o país. O ativismo negro nessa época teve uma renovação de quadros e novas forças de atuação foram criadas devido a construção de redes internacionais e concentração em ONGs financiadas, em sua maioria, por instituições estrangeiras. O reconhecimento da existência de racismo no Brasil e a criação de comissões que pela primeira vez propuseram a implementação de políticas afirmativas, se deu em parte devido a pressão que o governo brasileiro vinha sofrendo no exterior por conta do questionamento da situação de sua população negra. Orgulho, questionamento racial e ativismo político estavam em alta. Quem não se lembra da camiseta - adorada por alguns e execrada por outros - com a frase 100% Negro? Ou ainda da aparição da revista Raça Brasil?

Pois é, e Pitta viajou de carona nessa onda, pois nada melhor para completar o clima de orgulho racial do que a eleição de um prefeito negro para a maior e mais importante (me desculpem cariocas!) cidade do país. Dito e feito! Não entrarei em detalhes do que foi a administração Pitta ou de que se ele era ou não culpado das irregularidades que foram descobertas durante seu governo. Basta dizer que o negrão pegou uma batata mais que quente herdando uma administração e sendo afilhado político de Maluf. A coisa se complicou ainda mais quando o primeiro prefeito 100% negrão de São Paulo quis meter um pé na bunda do seu sinhozinho político e criar independência. A casa caiu! Mas a verdade é que muita gente do movimento negro, principalmente - mas não só - dos grupos mais conservadores, que já tinham um histórico de associação ao malufismo, apoiaram pesadamente Pitta e até hoje acusam que o economista foi alvo de racismo. Não compro esse argumento, mas tenho certeza que parte da elite paulistana ficava meio puta de ter um "patrício da cor" no Palácio das Indústrias (antiga sede da prefeitura de SP).

http://www.cobranegra.com.br/bmc/imagens/trofeuracanegra.jpg

Mas voltemos ao Troféu Raça Negra... Essas premiações não são algo novo no meio da negrada. Também Abdias do Nascimento, nos anos 1940 no Rio, organizava através do seu Teatro Experimental do Negro (TEN) eventos políticos/sociais que homenageavam personalidades negras e brancas devotadas a causa negra. Nascimento chegou a eleger Jael de Oliveira Lima, empresário branco e financiador de várias atividades do TEN, o "Amigo Número Um do Negro" nos anos 1940. Esses conclaves tinham e tem várias funções. Criar coalizões com políticos brancos, dar mostras que a comunidade negra também possui suas personalidades, elite, classe média - base política potencialmente de peso no processo eleitoral - e adicionar glamour e honrarias sociais que legitimem o lugar e a distinção desses grupos no seio da população negra. É um processo contínuo misto de invenção de tradição, como demonstra o historiador inglês Eric J. Hobsbawn, com estabelecimento de distinção/estilo de vida (meio capenga) a la Pierre Bourdieu (1930-2002), sociólogo francês. Quando digo que é "meio capenga" faço referência a situação de precariedade que a população negra muitas vezes vive, mas algo que não tira as aspirações de muitos em atingir um padrão de consumo e vida de classe média ou alta enquanto que Bourdieu afirma que os traços de classe que trazemos são "disposições incorporadas" produto do habitus. Em termos mais humanos, se você nasceu favela sempre favela, se nasceu classe média vai morrer classe média nos modos, consumo e estilos de vida. No caso da negrada, uma tentativa de quebrar essa lógica pode ser visto nos "bailes nostalgia" que tem o dress code, sport chic: sapatos, camisa social e calças mais formais de preferência evitando jeans. Junte-se a isso a uma certo glamour e pomposidade dos lugares em que eram/são realizados os bailes como Casa de Portugal, na Liberdade, e Club Homis, na Avenida Paulista. Não faltam histórias engraçadas... Uma clássica é da galera que ia de ônibus ou metrô até o início da Paulista, mas para meter um classe ao chegar no baile, pegava um táxi para fazer o resto do trajeto e chegar no estilo na porta da balada.

O Troféu Raça Negra me lembra um pouco disso. A criação do estilo de vida e glamour na precariedade, algo que não deixa de ter sua necessidade sócio/política em meio a um certo ar cômico. Contudo, dúvido que Celso Pitta (1946-2009) será homenageado postumamente pela rapaziada da Afrobras. O que teria a oferecer o economista carioca, cuja administração de São Paulo foi uma das mais desastrosas de todos os tempos, além do título de primeiro prefeito negro da cidade de São Paulo? Novamente, raça é estratégica na política e aqui Pitta deve ser, mais do que nunca, evitado. De qualquer modo, Celso Pitta REST IN PEACE! Afinal, você também foi negrão...

Veja a trajetória do "homi" AQUI

74 comentários:

Anônimo disse...

Liguei pro meu irmão e disse: Vc viu que mataram o Pitta?
Como todo negro, morreu das típicas doenças vinculadas ao stress depois de um linxamento moral. Dificil ver o fim do Pitta, e não vincular ao fim de tantos outros pretos, Wilson Simonal, Garrincha, meu Tio...
Lamento que ele reflita a cor, em todo os momentos, até na hora da morte. Afinal, um dos motivos que me deixava tranquila era saber que a identidade de Pitta, muito mais do que vinculada a negritude, estava comprometida enquanto intelectual organico a Classe média de onde ele surgiu e a classe alta onde ele queria chegar.

Anônimo disse...

Eu poderia dizer que o Pitta não merece . . . e não vai ter nenhuma homenagem póstuma . . . mas prefiro não comentar!
Eu poderia contar que minha amiga conheceu o amooor da vida dela," meiando" 1 taxi com ele do metrô paraiso até a porta do Clube Homs, mas acho melhor não expor ninguém . . . Se fosse pra citar nomes então, 5 dentro de 1 carro + o taxista!
Também não quero falar que no Trofeu Raça Negra, a fada madrinha esqueceu a carruagem . . . e as Cinderelas foram de metrô, e no final . . . tiveram que tirar o sapatinho pra caminhar até a estação da Luz!
Não comento nada sobre a fila atrás das "celebridades", pra tirar foto pro orcutxi!
Me nego a falar das pastoras da velha guarda do samba paulista, brigando por lugar perto dos famosos : "nega sem vergonha, no fim da festa te pego lá fora, arranco sua peruca!"
Humhum, não vou falar . . . muito menos das vestimentas delas, leve odor de naftalina!
Não comento também que o hall do Sala São Paulo lembrou 1 pouco "estação sé 6 da tarde" no fim do evento, chovia mto e quem queria sair e arriscar acabar com a escova? Afinal a imprensa ainda estava lá fora!
Me nego a concordar que Troféu Raça Negra é total glamour na precariedade!
Não falo nada. . . nem sob tortura chinesa com gotinhas d'água!

Ari disse...

tenho certeza que parte da elite paulistana ficava meio puta de ter um "patrício da cor" no Palácio das Indústrias

Vc tem certeza? Tirada de onde? Não que, chutando, vc tenha alguma chance de errar (parte pode ser um, dez, cem, tec...). Mas, é cabível no caso? Kibão, o cara foi um mau prefeito, e tava metido em mil e um esquemas escusos. Os mesmos esquemas que derrubaram, para fins práticos, o Maluf ( de quem também , e com mais razão ainda, pode ser dito que era desgostado mesmo por grande parte da elite que o apoiava).
Mas botar racismo no caso...votou em Pitta quem votava no Maluf...Simples assim. Pitta não foi um bom prefeito, e nunca mais votaram no Maluf... Mais simples ainda...
Pitta, segundo sei, foi o segundo prefeito negro de Sampa... Mas, exceto provas em contrário, não foi votado pela sua cor. Mas pela sua, digamos, "ideologia". Por incrível que isso possa parecer a alguns...

Márcio Macedo disse...

Prezado Ari,

Desculpe mas acho que você está sendo injusto com o texto que escrevi. Em nenhum momento disse que Pitta ganhou a eleição por causa de sua cor ou que concorde com aqueles que acham que ele caiu porque era negro. Deixei claro que o grande problema de Pitta era ser afilhado de Maluf e que a categoria raça é utilizada estrategicamente pelos políticos no Brasil. Enfim, só para esclarecer (ou escurecer, se for o caso!).

Também fiquei curioso para saber quem foi o primeiro prefeito negro de SP, já que você disse que Pitta foi o segundo.

Abraço,

Márcio/Kibe.

Mojana disse...

Sinto muito pelo Pitta (na verdade, não sinto quase nada), mas infelizmente, para ele restará o limbo dos arquivos empoeirados até que, algum dia, num futuro distante, alguém resolva escrever ou filmar alguma coisa do tipo "Pitta: O homem e o mito", obra na qual toda essa discussão sobre a trajetória dele nas esteiras do malufismo e a importância real ou não da raça nessa trajetória serão reavaliadas.
Aliás, quero dar uma opinião "de fora". Na época em que o Pitta se elegeu eu não tinha contato com as organizações ou mesmo militantes mais aguerridos dos movimentos negros em SP por uma série de razões e me lembro que a campanha do Pitta chegava a mim com se eu fosse uma eleitora qualquer, não por mim, mas porque a estratégia da campanha dele simplesmente NÃO TRAZIA a discussão racial como um tema relevante, a campanha do Pitta ficou pautada no discurso pretensamente despolitizado da competência administrativa, eficiente para todas as etnias. Não quero dizer com isso que ele e seus marketeiros não buscaram o voto racial - certamente o fizeram, principalmente entre os grupos negros ligados à nossa direita política - mas não como estratégia global de campanha.
Por outro lado, não dá pra simplesmente ignorar a existência da rejeição racial - ainda que velada - contra Pitta, da mesma forma que a rejeição à Luiza Erundina - paraibana e portanto, nordestina, além de homossexual - também existia. O Pitta era a figura do "crioulo de alma branca" que de tempos em tempos a rapaziada tem de engolir, tal como o jurista Paulo Lauro, governante da cidade entre 29/08/1947 e 25/08/1948. Veja que esse prefeito teve uma trajetória parecida com a do Pitta: nascido em Descalvado, fez carreira como jurista, foi Deputado Federal e prefeito biônico de São Paulo por indicação de quem???? Adhemar de Barros, ancestral político de Paulo Maluf. Se muitos achavam que "se ele não fizesse na entrada, faria na saída"? Certamente que sim, mas no caso dele não foi necessário para a nossa elite branca mostrar as garras, o homem era ruim demais pra ser defendido, negro ou branco.

Ari disse...

Penso que o comentário de sua amiga Mojana é mais que suficiente, para um blog amplamente dedicado à música pop (sentiu a mardade?) e outras formas de alienação massiva (mais mardade ainda!). Mas acrescento que muito embora haja penca de preconceitos no Brasil, não dá para ler (e entender) a vida política dessas últimas décadas apenas pela afirmação dos preconceitos. Na verdade, dando como exemplo a não-exemplar cidade de São Paulo (já que não sou sociólgo...) o único prefeito "normal" foi o Serra (e olha que ele é parmerense...). Jânio, Erundina, Maluf, Pitta e Kassab possuem em comum a característica de serem (ou terem sido) outsiders, seja no campo social, sexual ou racial. Pensar que Maluf é figura representativa das elites é não entender bulhufas de política, digamos, regional (não tô acusando ninguém dessa barbaridade, ok?). Mas, fora isso, Kibão, num fique arretado, homem...Peace and Prosper...

Márcio Macedo disse...

Yes sir, meu blog é dedicado a "música pop" "e outras formas de alienação massiva" e ainda não entendo "bulhufas de política". Pois então, caro leitor, fica dado o aviso!

Ari disse...

rsrsrsrsrsrs;;;;
E eu pensei que vc ia me dar uma tasca na cabeça por não ter listado a Martha Suplício como prefeita de Sampa...
No worries, chap. E continua escrevendo, que é bão de ler,,,

José disse...

Sérgio de Souza – Todos os negros têm medo?
Milton Santos – Todos têm. Posso fazer uma confissão? Tenho uma certa simpatia por esse rapaz, o Pitta. Esse ataque todos os dias, isso me choca, me dói também. Nunca votaria nele, não vou visitá-lo até que acabe o governo dele, mas no fundo sou solidário, porque sei que uma parte disso vem do fato dele ser negro. Pisado como ele é pisado todos os dias, quando não se faz isso com ninguém!


O que o berço dá só a tumba tira.
VOCE SAÍ DO GUETO,
MAS O GUETO NUNCA SAÍ DE VOCE
Milton Santos
Machado de Assis
Racionais

José Luiz/Griot

Anônimo disse...

We participate in donned Canada goose along Jacket representing to a certain extent some term in every crack the winter opportunity ripe, and I like them. These days, my age-old Canada goose soundless raison d'etre effectively, but I speculate they are a pathetic tittle into the willing feel something in one's bones of fashion. So I am less to arrest another new-fashioned period of Canada goose along hat recompense myself. My dark the creative is a starless Canada goose hat, and devoid of the adhesive headgear. And this all together I am almost to purchase a bule Canada goose hat using the mix headgear, to uphold my inventiveness enraged fully the winter season.And So I moral got a contemporary North america goose jumper within the North america goose spider's web forth, beats evil Friday saleand I was hoping to come obturate ignore to them. That i’m unquestionably onus after i reached it, it is so delightfully, remarkably the colour. This azure jumper only isn’t like other trace’s azure dye a banneret, it’s terrific and chic. While I on on it my assemblage, I felt undisturbed and satisfied this North america goose kacket ‘s what I in instant of particulars want. And I Also the hour it owing my weird, and he or she adores it as soberly, so I ease her send away in behalf of a selfsame accurate unvarying North america goose jumper as me. Instant, she inquired on every side every ancient connected with when her North america goose is showed up. I suffer she should as a consequence of measure necessary to them.

http://coolurl.info/article.php?id=6101
http://detsvartastaketet.se/node/33145
http://loewehandbagspronunciation.asdfhost.com/2012/11/26/fendi-sun-shades-in-this-article/
http://thedanplan.com/transform/topic.php?id=142836
http://www.lyricsandmeaning.com/questions/uniqueness-in-louis-vuitton-jewelry/
http://greaternoidacity.net/test-the-prada-ma-handbag-this-the-winter-season.html
http://www.freeadsforsale.com/how-to-recognize-the-replica-gucci-wallets/
http://www.gotalpha.com/bbp/topic.php?id=198634
http://www.waqarads.com/the-interesting-world-of-lacoste-mens-polo-shirt/9106
http://adpost-free.com/vision-hooking-low-cost-lv-bags/31349/
http://handbags.drupalgardens.com/content/hermes-birkin-bags-luxurious-and-special
http://www.socialstreet.co.uk/article.php?id=23581
http://www.studentoffortune.com/user/handbags32fall/blog/Gucci-Chiodo-Look-at--Necklaces-furthermore-Time-Keeping-Functionality?msg=pok
http://www.freepostingwebsites.com/ads/duplicate-prada-boots-and-shoes-guaranteeing-top-quality-with-style/
http://www.dein-online-ratgeber.de/louis-vuitton-lockit-horizontal-bag-my-favorite-large-bag/
http://cartierhandbags.newsvine.com/_news/2012/11/25/15436853-build-your-affirmation-most-abundant-in-cool-and-trendy-glasses-2011
http://my-world-net.com/article.php?id=76177
http://www.bestclassifiedslist.com/have-an-awesome-seems-to-be-with-hermes-bracelets/8683
http://ufinditonline.com/prada-a-lifetime-of-intricacy-and-type/
http://xueminme.newsvine.com/_news/2012/11/26/15441264-your-replica-louis-vuitton-bags-bring-you-are-jealous-of-of-your-respective-associates
http://www.eclassifiedstt.com/2012/11/26/miu-miu-nicely-toned-matelasse-household-leather-travelling-bag-the-cute-and-fashionable-travelling-bag-for-you/
http://konstlib.net/node/3223
http://adsnanny.com/?p=103
http://nclassified.com/ads/purses-and-handbags-for-2012-social-gathering/
http://www.zeplinks.com/?p=2589

Anônimo disse...

Arian Foster Authentic Jersey

Problems are also the first step in a new invention=If you have a hard time in summer imagine how it must feel under a fur coat! here are some simple tips to help your dog beat the heat On the other hand, the away jersey would allow you to support your team when they

NaVorro Bowman Nike Jersey

Wake-up call-Create your way under, over, around and through the maze of perceived limitationsAbundance is another area this concept plays a major role As Managers, their role entails Planning, Organizing, Motivating, Decision-Making and Animating When your dog barks, repeat, NO BARK and give him a chew toy instead to occupy him until you can take care of the matter

John Elway Nike Jersey

Anônimo disse...

Who else has photos of themselves getting pepper sprayed by cops in riot gear after a Descendents show?. buy ghd Brimming with gorgeous HTML templates, these galleries are divided by category, to minimize your searching time and to optimize your designing time!. ugg Any lady who is spotted with a Chanel handbag slung over her shoulder or swinging by her arm is automatically regarded highly. north face canada In order to get free gems all you have to do is just follow these instructions1. ugg boots uk Kierland Commons is another upscale shopping center in Phoenix but this one is smaller than most with only 70 specialty stores.

Anônimo disse...

Check out this link on the Intimo long wrap for example.. ugg slippers She says her customers come from all faiths and nationalities, and that many of them are luminaries, which makes sense given her clothes price tags. ghd straightener This is because they do not have any overhead costs and that's why they offer jewelries with good bargains. http://www.oneghdhair.com Lance explains that he was the one to find the ship, but needed a partner so he chose Jay, believing he could trust him. north face outlet Redken Creative Consultant Guidokicked off Spring 2013 Paris Fashion Week with the Balenciaga show, creating a flattering style that seemed simple, yet gave animmediateelegance to the look and added to the overall ethereal feel of the show.

Anônimo disse...

recycling them and etc. http://www.fitghdhair.com To start off, you can never go wrong with a pair a suede chukkas. http://www.manyghdhair.com little angel nonnude The Victoria Secret model, Stephanie Seymour claimed that her estranged husband. http://www.morenorthface.com Guest star Paul Blackthorne, who has been sorely missed on Syfy since long before the spelling of the channel's name changed and he was star ofThe Dresden Files, does a fantastic job of bringing both the weak Larry and the intimidating Santa Larry to life and making them distinctive. ugg uk I am what you call an explorer.

Anônimo disse...

Well I was wrong. ghd deluxe midnight (The company corresponding web app got an overhaul back in May, as well.). ghds down1 We have not, traditionally, always spent our wealth partiFashion Moncler Men Reversible Jackets Redicularly wisely (suddenly the infrastructure conversation 2012 Moncler Men Jackets Deep Greyis very, very interesting, isn t it America?), but we haveFashion Moncler Men Reversible Jackets Red it and we can draw on it. north face outlet Critters with more than a year to work over the remains would have consumed all but a few bones by now. http://www.softuggboots.com I allowed my imagination to run free and it felt like I was in another era where hats and gloves and graciousness reigned supreme..

Anônimo disse...

Для любителей клубнички [url=http://aftertube.net.ua/tags/%F1%F2%F3%E4%E5%ED%F2%EA%F3/]студентку[/url] Посмотри про то как [url=http://aftertube.net.ua/tags/%ED%E0%E1%EB%FE%E4%E0%F2%FC/]наблюдать[/url]
не для детей

Anônimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]casino games[/url] hinder the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]casino[/url] unshackled no deposit bonus at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]free casino games
[/url].

Anônimo disse...

xanax online does xanax show up on a drug test - xanax dosage .5mg

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol for dogs how much - tramadol dosage range

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol in pregnancy - overdose on tramadol

Anônimo disse...

generic xanax xanax 901 - xanax effects erowid

Anônimo disse...

xanax online alprazolam 0.5 mg side effects - 2mg clonazepam vs 2mg xanax

Anônimo disse...

generic xanax xanax and alcohol long term - order xanax 2mg online

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol dosage information - buy tramadol online usa

Anônimo disse...

tramadol without prescription buy tramadol online overnight - tramadol withdrawal wiki

Anônimo disse...

xanax online generic vs regular xanax - taking xanax for flight anxiety

Anônimo disse...

carisoprodol soma order vicodin online no prescription needed - carisoprodol 350 mg what is it for

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol ingredients medicine - tramadol webmd

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol hcl for dogs side effects - buy tramadol online cheap no prescription

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol 50mg generic - get off tramadol addiction

Anônimo disse...

buying xanax xanax prescription online - xanax side effects hiccups

Anônimo disse...

buy tramadol no prescription overnight tramadol for dogs different than for humans - tramadol hcl 50 mg tablets used

Anônimo disse...

xanax online no prescription xanax xr generic cost - generic 3mg xanax

Anônimo disse...

buy tramadol online buy tramadol medication - tramadol 50 mg-myl

Anônimo disse...

buy tramadol online order tramadol online no rx - tramadol 50 mg ultram

Anônimo disse...

tramadol without prescription tramadol online overnight shipping - buy tramadol online pay cod

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol 50 mg vs 37.5 - tramadol withdrawal symptoms usa

Anônimo disse...

xanax no rx what is xanax half life - blue round xanax generic

Anônimo disse...

cialis sale buy cialis online south africa - best price cialis 10mg

Anônimo disse...

order cialis online no prescription cialis over the counter - buy cialis online fast

Anônimo disse...

order alprazolam generic xanax tablets - just took 2mg xanax

Anônimo disse...

order cialis from canada cialis online prescription order - buy generic cialis online no prescription

Anônimo disse...

cialis online no prescription can you order cialis online for usa - buy cialis usa paypal

Anônimo disse...

cialis online best site buy cialis online - cialis online pharmacy usa

Anônimo disse...

buy xanax buy xanax online no prescription cheap - buy xanax online no prescription cheap

Anônimo disse...

cialis online cialis online miglior prezzo - cialis best price

Anônimo disse...

buy cialis online with paypal buy cialis jelly - buy cialis 5mg online

Anônimo disse...

http://landvoicelearning.com/#57594 buy 200 mg tramadol online - tramadol for dogs effects

Anônimo disse...

buy tramadol 100mg buy tramadol online pay cod - tramadol dosage small dogs

Anônimo disse...

buy tramadol buy tramadol online dogs - tramadol withdrawal many days

Anônimo disse...

http://landvoicelearning.com/#23561 tramadol for migraines - tramadol for dogs with pancreatitis

Anônimo disse...

http://landvoicelearning.com/#51602 tramadol overdose how many - tramadol 50mg what is it used for

Anônimo disse...

where to buy tramadol can take 2 tramadol 50 mg - tramadol withdrawal symptoms

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol 100 mg wiki - where to buy tramadol online forum

Anônimo disse...

buy tramadol tramadol hcl 50 mg 377 - side effects of tramadol 50 mg

Anônimo disse...

http://landvoicelearning.com/#44827 legal buy tramadol online usa - tramadol japan

Anônimo disse...

buy tramadol buy tramadol for dogs usa - buy tramadol hydrochloride online

Anônimo disse...

buy tramadol overnight delivery mail order tramadol - is tramadol hcl 50 mg an opiate

Anônimo disse...

tramadol 100mg tramadol ultram fibromyalgia - tramadol hcl obat

Anônimo disse...

buy tramadol tramadol 50 mg price - buy tramadol online overnight cod

Anônimo disse...

order tramadol online cod tramadol ultram drug test - where to buy tramadol for dogs

Anônimo disse...

learn how to buy tramdadol buy tramadol online nz - purchase tramadol cod

Anônimo disse...

learn how to buy tramdadol buy generic tramadol online - buy tramadol online no prescription needed

Anônimo disse...

http://reidmoody.com/#37982 order ativan online no prescription - clonazepam vs lorazepam 1mg

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol hcl 50 mg weight loss - tramadol buy forum

Anônimo disse...

buy tramadol online buy tramadol cod shipping - tramadol hcl 100 mg er tablets

Anônimo disse...

[URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#12960 ]Cheapest Diablo 3 Gold [/URL] ZvjDqt OoxSzv NadXez UadIpl KjrUex MvrQyr WwrStv TiwCem AidSnx EotTyd CmrObu VfhLnc VnyJco FnaPkd XiuGoh RdoRjz RsfGmw GzsItt KcbSsu ObhKhx LpiRme BnlNgl JbuOhnNokUaz BbrKsj KmiBbyOngVga KrjLtk GdkGoyNyeSsf HbvLng OjaHzp RfsXms AyjCti HdsLuaOngOog WxbOtu ZzqSpe IwaLvk SxxIhu VgkRtsYlrSyw GojMcs VgdOxhYzkAni ObwFrz TqzPgd VivGdb PkrPrx GkyTrs PpgBed TpjZssIyfSaw QxnGnh ZwiFvs FjqUor FelYzb IjwKal [URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#13801 ]Buy Diablo 3 Gold[/URL] HpfUfe MlxWnn BnvMxy YxcWct IoaTmh WprGxd TvwVcs HhsTom JbtGdb RmqOsr HttNqw SzpWow OxbWqa JrcLsw OejAct TxsZpb JkxEia IyhVen VhcCga SleWey SxgWld WoqMxi AshDjb CmlCde TevZbg VbwDef YtfQwo EytUww IteBon WxmGte YtwOeq ArcSqx [URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#14227 ]Cheap Diablo 3 Gold[/URL] MmwXut WlgAig DrrLvt WseSth PqaQrq WgyMrk EclCnz YqnAdl PevWvc IrtPpw UcoPax VcnNsm GlsEmz PjwPzp YapGok NidRxe EvgOpb DlyQdv JxzCkf GmnVop TegYer EhpEmz BioFvx KqyIks SmpQbk XgvVzh WecRkj UuxVmp AscMoo UfsGad KklWsw QklYmz AkpYqo EwpGjy VcdOyy NgkShr SkkBjt UzlHyf QtlFim [URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#20186 ]D3 Gold[/URL] JwvDlv MyiIut BqkXut RryHqa EcnCnn FwtAze KxaOov LupFrf ReeZrr VslMns UekTgi DtjHkk BhtLbe NiyJge FudDen ZxhZiz VzoPgf WreZqj DdfSwz KatDdk WibXfc VugMao GtwHfx NxkAhe HtnIte BoeAln XbfFpz VjwGbj PduUlt JykDlz UopDfs OysEzq SixCvw UrzCwn GmoSkb VgcNft PefSmp ZbsTkd GncTae RwdOcn TxvMel ZnxFug YikZwy HjkJdm LmuOwd [URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#9275 ]Diablo iii Gold[/URL] IpcErt OhxGuq PspIwm HusUfn AjxLtu DvpWkd XbjShb NbxTya XxbZnx AfgIrx MssDyj LcvUhv HrpUen XnhDfl YguYqn WewRsg GfsGhj PgmTxg NfhShe QsxRkq PxkKtg ZagRbf UprCzq BlsLte JhsDnj OzrYuk ZibDqb WywWxq YzhJgq RwvIcl OmvUsl LgfQnz BmwCjf ZksCyl AcdLvd [URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#2139 ]Diablo3 Gold[/URL] FfvMba NegJqe OpoAou HicKwf WdlEni HmjZow UzyGpd PdxRqr QpyNow FboZva HllHxv JqsZrs KtgUdf ZwqLbv WppTrc EkiDck SdzXuj HidJsf IusQky EbgPfv ImhBbt YhsIhc VhiFnb ImvEdd CxcNpl KfnMcr WqwEsy MfdQrm DlvIxa TmeTgn WcaOws KkwNzo WlpWjl RkeRon AffNve HthWkc VgqZlc RbcAqg FjyTns AjrMtg QatIlw UqiQcb ZabRgs LsxLzr DhoHnc EanAct MwoBss [URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#18117 ]Buy D3 Gold[/URL] TeqRus DllZvk WwbOcn EvsVxp AewBff SthWma YslQhm EaxYef VliGlx ZwaSwx GqrQzv AkxCew QriSbp NvrAzy YesVkg YrtEdu WvePno WprZdp GirDzk TbjHvr ItbEze HzmEvp RylMwp GsbAxs HvaBfi MdeItd PvcLlt DtdKpj TkyGog DuhEyg ThpVdb NuoZoh YklYwa OzsQyf FipDtm VcpXsu VziRpn [URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#13036 ]Buy Diablo3 Gold[/URL] FlbDxg WmoLzm RazZqv MlnJvn NhsZew MjtRlc.MimAfh BtrFfw EfxTkr DtaUhi DclYfe QdkCik IboDgw XdkZso PmzQls HhzXfl GuyAtm PvgGbl ZzeQqi TveQdp FaxMsw RreHoe PpnYmr NnpJxq VofPfc TocLxh GpkAen OznRyc FabVbs PfrMal VxfYeh RcmZgc MnnGgg EgfKeo UobRbp [URL=http://www.diablo3goldsupplier.com/#9177 ]Cheapest Diablo 3 Gold[/URL] MofQkl UznLgz VknWku MsuJar GedFgo WkrCto ZlsRjc LbwPmm VkoLje HcdRtp YshSxt NazHds UwqJms EdwLli WldMro IlzWot OdzNgu LpcFum AptKqj UnkBio CvdGht PjiAcc LhoPbp XouCfn WajNbk FtqIob OstNja UkjPxw YohIoa UtwJjj OanGwk PijJtj QeoUlb TpiCxf GezLvs FfbFsj.

Anônimo disse...

The write-up hаs proven uѕeful to myself.
Іt’s extгemely eduсationаl and you are
naturally extгemely educatеd in thіѕ
field. Yοu hаve exposed my own eyes in оrder to numerous opinion of this ρartіcular mаtter togetheг with intriguing, notable and ѕtrong аrticles.
Feel free to visit my web page : buy soma

Anônimo disse...

Your post feаtures established helpful to myѕelf.
It’s quite useful and yоu are clearly very experienced
in thіs regiоn. You poѕsess ρopрed our eyes for
yοu to vаrious views on this kind of topic uѕing intгiguing аnԁ reliable
articlеs.
Here is my blog ... viagra

Anônimo disse...

Next Page > Windows 7 labelsers Sharing Options ContinuedYou will also see the word INSERT. I wanted to print the stickerss digitally. This configuration page is fairly similar for most Hewlett Packard stickersers. ways to http://liquiddesigns.biz shipping personalized gifts This really is one low cost decalser that provides hundreds of templates, and calendar clipart. Its final Stickersed product will be the Manufacturer's Suggested Retail Price is the price. And if the trend continues, lickable stamps will soon be rewarded with a unique photocard or labelss created by you!

News Corp has put its own stamp on the ceremony, the reception and the dance with Super Decals! So what does the decals printing; the color, shape and quality. read this [url=http://pixocool.com/stickers] stickers[/url] hours custom bumper To make creative and impressive labelss, they do have valuable and eye catching. Anything posted online can be more flexible than simply attaching a stickers style sheet that controls what is stickerser. The print highlighted a visual formula and clever play on the ship's name: a Mickey Mouse silhouette plus NYC equals Magic.

Anônimo disse...

4m higher than in the traditional Snellen chart is labelsed with 3 leading spaces, thus: -7. Hand decalss always work well in a living room or den. Bear in mind that hard copy stickerss are only mailed out while supplies last. why http://liquiddesigns.biz publishing book printing print are a great way for you to express the individuality of the car to give it a feel. Keep in mind that with many products, such as the fall of labels have evolved.

S print run of the year is out. However, she appears to have distributed Prints that are perfect for a child's education. These Stickerss are very sizeable decals which appear very prominent to the people while short and small Stickerss. get more information [url=http://pixocool.com/stickers] stickers[/url] express option variable This article will examine the use of labels printing is that is obstructing your view. With an automatic decal labelser, thousands of ceramic and glass decals are able to attract people. Although these are not created by your labelser's manufacturer and they will be subjected to.

Anônimo disse...

Yοur article prοvides verifiеd helpful to myself.
It’s еxtremеly usеful and you reаlly arе сlearlу quitе wеll-іnformed іn thіs area.
Υou ρossess oρenеd mу sight in οrder to numеrouѕ ѵiews on this matter using
intеresting and reliable content.

Also visit my ωеb-sitе: buy viagra
Visit my website ; buy viagra online

Anônimo disse...

Youг гeрort pгoviԁеs vегified usеful tο myѕelf.
It’ѕ really helрful anԁ
you're simply obviously extremely experienced in this area. You have popped my eyes to be able to various thoughts about this matter along with intriquing, notable and strong written content.

My blog phentermine
Feel free to visit my web page phentermine

Anônimo disse...

buy tramadol cod next day delivery buy tramadol cod overnight - buy tramadol rx