sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pretas Chics, Mas Sem Carne!



O lado meio gay, metrosexual, feminino e nova-iorquino do sujeito que lhes escreve essas linhas falará mais alto no texto que segue.  Já falei de moda em outras ocasiões aqui no inbrog (leia AQUI), portanto, se você é nov@ por aqui, não se assuste! Gente bem vestida é uma coisa sempre agradável de se ver. Tenho mania de elogiar roupas ou sapatos de meu amig@s, mas dia desses cometi um deslize sem perceber. Ao sair do metrô caminhava pelas calçadas do Village e duas patrícias andavam a minha frente. Ambas estavam extremamente elegantes e minutos antes havia trocado olhares com uma delas ao sair da estação.  Ao passar pelas ladies fiz um comentário meio sem noção para a que havia me chamado a atenção: "Nice shoes!". A resposta veio num sorrisso amarelo, "Thanks!". Realmente, ela usava um salto bonito e sexy, mas só depois de algum tempo, conversando com amigas, percebi que meu comentário não se encaixava muito bem no que poderia chamar de cantada... Ou seja, preciso renovar meu estoque de comentários "mau" intencionados para mulheres.

 

Mas NYC é um lugar onde todo mundo se preocupa com aparência e estilo, como já afirmei em vários de meus textos aqui.  Isso é resultado do caldeirão cosmopolita e de diversidade que é talvez a cidade menos norte-americana e mais legal da América (deles!). New York City é preta, gay, branca, rock, judia, latina, hip hop e mais mil e uma outras coisas. Na terça passada jantava com meu truta designer Oga Mendonça e sua primeira dama, Maíra Torrecilas, no restaurante Spice e comentávamos sobre isso. Oga, que ficará na Big Apple por alguns meses estudando e curtindo férias, dizia que estava espantado pelo fato de até mesmo os homens por aqui serem vaidosos. Verdade! Diferente do que ainda infelizmente acontece no Brasil, a velha masculinidade baseada na imagem de homem desleixado e não preocupado com aparência tem se transformado em algo do passado por essas bandas. Contudo, deixemos os barbudos para outro post. As imagens que ilustram esse post foram retiradas do site Black Woman With Style que descobri através de um link postado por minha truta Isis Conceição no seu profile no Facebook.



A página é bem legal e las hermanas de cor chocolate esbanjam estilo em fotografias que, aparentemente, foram todas tiradas nos EUA. Entretanto, a seleção não deixa de compactuar com a estética valorizada nas passarelas, ou seja, mulheres extremamente magras.  De antemão, visando evitar mal-entendidos, quero deixar claro que não me oponho de forma alguma a mulheres que possuam esse biotipo. Minha crítica vai no sentindo da homegeneidade de representação estética feminina que paira nesses meios.  Tempos atrás escrevi um post aqui no inbrog no qual discutia um pouco essas questões (leia a paradinha AQUI) e basicamente minha posição é de que nem 8 nem 80. Tudo que se localiza nos extremos é prejudicial, mas é necessário que exista diversidade de representações. Afinal, se as sistas são diversas em estilo, personalidade, classe, posicionamento político dentre outros aspectos, porque deixariam de ser no que diz respeito ao formato do corpo?

Fique então, para finalizar, com uma nega tamanho grande cuja imagem obviamente não foi retirada do site citado acima. Senhoras e senhores, Jennifer Hudson.

 http://themocialite.files.wordpress.com/2009/02/jennifer-hudson-new-years4_1_111.jpg

 Muita Paz!