sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pretas Chics, Mas Sem Carne!



O lado meio gay, metrosexual, feminino e nova-iorquino do sujeito que lhes escreve essas linhas falará mais alto no texto que segue.  Já falei de moda em outras ocasiões aqui no inbrog (leia AQUI), portanto, se você é nov@ por aqui, não se assuste! Gente bem vestida é uma coisa sempre agradável de se ver. Tenho mania de elogiar roupas ou sapatos de meu amig@s, mas dia desses cometi um deslize sem perceber. Ao sair do metrô caminhava pelas calçadas do Village e duas patrícias andavam a minha frente. Ambas estavam extremamente elegantes e minutos antes havia trocado olhares com uma delas ao sair da estação.  Ao passar pelas ladies fiz um comentário meio sem noção para a que havia me chamado a atenção: "Nice shoes!". A resposta veio num sorrisso amarelo, "Thanks!". Realmente, ela usava um salto bonito e sexy, mas só depois de algum tempo, conversando com amigas, percebi que meu comentário não se encaixava muito bem no que poderia chamar de cantada... Ou seja, preciso renovar meu estoque de comentários "mau" intencionados para mulheres.

 

Mas NYC é um lugar onde todo mundo se preocupa com aparência e estilo, como já afirmei em vários de meus textos aqui.  Isso é resultado do caldeirão cosmopolita e de diversidade que é talvez a cidade menos norte-americana e mais legal da América (deles!). New York City é preta, gay, branca, rock, judia, latina, hip hop e mais mil e uma outras coisas. Na terça passada jantava com meu truta designer Oga Mendonça e sua primeira dama, Maíra Torrecilas, no restaurante Spice e comentávamos sobre isso. Oga, que ficará na Big Apple por alguns meses estudando e curtindo férias, dizia que estava espantado pelo fato de até mesmo os homens por aqui serem vaidosos. Verdade! Diferente do que ainda infelizmente acontece no Brasil, a velha masculinidade baseada na imagem de homem desleixado e não preocupado com aparência tem se transformado em algo do passado por essas bandas. Contudo, deixemos os barbudos para outro post. As imagens que ilustram esse post foram retiradas do site Black Woman With Style que descobri através de um link postado por minha truta Isis Conceição no seu profile no Facebook.



A página é bem legal e las hermanas de cor chocolate esbanjam estilo em fotografias que, aparentemente, foram todas tiradas nos EUA. Entretanto, a seleção não deixa de compactuar com a estética valorizada nas passarelas, ou seja, mulheres extremamente magras.  De antemão, visando evitar mal-entendidos, quero deixar claro que não me oponho de forma alguma a mulheres que possuam esse biotipo. Minha crítica vai no sentindo da homegeneidade de representação estética feminina que paira nesses meios.  Tempos atrás escrevi um post aqui no inbrog no qual discutia um pouco essas questões (leia a paradinha AQUI) e basicamente minha posição é de que nem 8 nem 80. Tudo que se localiza nos extremos é prejudicial, mas é necessário que exista diversidade de representações. Afinal, se as sistas são diversas em estilo, personalidade, classe, posicionamento político dentre outros aspectos, porque deixariam de ser no que diz respeito ao formato do corpo?

Fique então, para finalizar, com uma nega tamanho grande cuja imagem obviamente não foi retirada do site citado acima. Senhoras e senhores, Jennifer Hudson.

 http://themocialite.files.wordpress.com/2009/02/jennifer-hudson-new-years4_1_111.jpg

 Muita Paz!

Comentários (15)

Carregando... Logando...
  • Logado como
realmente.. a forma como as pessoas se vestem em NY chama bastante atenção.. aqui em SP (na região restrita do centro expandido- area oeste-sul) encontra-se também alguns tipos..mas enfim, tudo tende a ser algo mais "modernoso".. Tb acredito que clima acabe influenciando (eu particularmente curto um estilo Cornel-West-Andre-3000, mas fica dificil usar suits no clima de SP por boa parte do ano - isso pq é uma cidd relativamente fria se compararmos com o "inferno-quente-melhor-português-falado-do-Brasil" Belém do Pará.. bom.. só um adendo: os barbudinhos tb fazem estilo.. defasado, mas enfim.. não deixa de ser.. a política do sujinho-rico está mudando, mas ainda (especialmente nas porções Vila-Madalena-Jardins-Itaim e no universo modernoso de SP) atrai mta gente.. mas isso todo mundo já sabe..
gostei do post.. abraços..
Tulio
1 resposta · ativo 780 semanas atrás
Valeu pelo comentário, Tulio!

Cornel West e Andre 3000 é uma mistura interessante. Sobre os paletós e o tempo quente no Brasil isso se resolve com tecidos específicos e cores mais brandas, mas acho que o grande problema é que nã há uma grande tradição de se usar esse tipo de roupa no meio acadêmico tupiniquim. O negócio é sandália, camisa folgada e calça de sarja fazendo o tipo antropólogo de país tropical.

Abraço!
Jennifer Hudson não pertence mais o GGClube! Agora é garota propaganda do Vigilantes do Peso. Não estranhe quando se deparar com ela em Black Woman With Styl, usando P/M. Minhas pautas futéis estão fazendo falta! rs*http://ofuxico.terra.com.br/materia/noticia/2010/...
1 resposta · ativo 780 semanas atrás
Querida Mila,

Devemos retirar a ex-gordelícia Hudson do post?
Homem que elogia sapato, roupa, acessório e etc é sempre bem vindo, não desita, é uma cantada elegante! Mas deixe claro que é um elogio ao estilo da moça, não uma invejinha do sapato dela, né?
1 resposta · ativo 780 semanas atrás
Vixe Tamara,

As linhas divisoras nessas coisas me parecem muito tênues. Vou deixar os elogios a sapatos, roupas e maquiagem para um segundo momento. :)

Beijos e valeu pela leitura!
O texto inteiro e so pra dizer que vc deu cantada numa menina PP n'e isso? rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
1 resposta · ativo 780 semanas atrás
Fabiana Lima,

Como você é maldosa? Expus o meu delicado caso de ser confundido com gay e você resume a história dessa forma??? Sua versão é só 40% verdadeira... :)

Beijos e valeu pela leitura e comentário!
Hey, Jen Hudson ta quase tamanho 2..... bom, ela ta numa dieta brava do vigilantes do peso pra interpretar a mulher de Mandela no proximo movie... num sei se ela voltara a ser "curvelicious" como nos! sobre estilo.. sim... eu go craaazy quando vou pra city... aos poucos mudamos os estilo sim... love it! btw... to gostando das suas fotos! bjubju
Vc quer postar uma gordelicous? Posta uma foto minha! hahahha Ms a Hudson emagreceu muito já, de qq forma ela é m excelente modelo de como se vestir bem sendo gg.
Hey Kibe, as primeiras linhas do seu post me chamaram atencao (I'm a black gay man, that's the motivation [too]). Lendo o texto, fiquei sem saber como reagir a associacao (boa reacao, imagino, pela sutileza do texto). Mas acho interessante como a sua masculinidade sensivel a estilo e a beleza negra feminina seja tao inacreditavel enquanto hetero que tenha que ser associada a "gayness". Seu post me da esperancas de que novas formas de masculinidade sao possiveis. Obrigado.
1 resposta · ativo 780 semanas atrás
Prezado Antonio,

Obrigado pela leitura e comentário ao post! Pois é, o ponto que você tocou até agora passou desapercebido da maior parte d@s leitore/as e eu esperava mais polêmica. Contudo, esse campo das representações é sempre minado quanto mais se aproxima dos estereótipos. Gays tem mais facilidade de assumir o lado feminino pois essa é uma representação que se criou a respeito deles (alegres, desbochados, vaidosos etc), mas isso não quer dizer que todos os gays sejam necessariamente assim ( a força do esterótipo diz que todos são assim). O que acho legal é que cada vez mais homens heteros como eu não tem problema de assumir certos elementos que são considerados mais femininos como a preocupação com o corpo, estilo e uma certa contenção da violência. Basta saber se isso virá também com uma aceitação maior da diferença contida tanto nos gays como nas mulheres, ou seja, menos homofobia e machismo. Rogo para que isso ocorra!

Abraço!
Kibe, uma das coisas mais incríveis que vimos aqui e que mostra de certa forma a integração da moda com outros públicos além desse tipo de beleza inexistente do mundo fashionista, foram umas modelos gordas, numa loja tipo a C&A na 125th, não era uma loja que vendia tamanhos "grandes", era uma loja normal, em um bairro onde a população é em sua maioria latina e negra, ou seja portadores de cintura e grandes quadris, rs. O outro exemplo era um modelo com dreadlock numa vitrine num shopping próximo ao Lincon Center...Bem, mas sei que estes exemplos são excessões, pois a maioria das lojas ainda reproduzem o padrão magreza absoluta. De qualquer forma, depois da nossa conversa, já comecei a achar umas "patricias" mais bonitinhas, mas acho que as brasileiras ainda tem mais "vida", sabe? Faz uma puta diferença no look um belo sorriso, ao invéz daquela cara de blasé e o cabelo com chapinha!
Excelente texto Kibinho.. só pra variar. Elogiar os sapatos de uma mulher rs, realmente pode te deixar em maus lençois, algumas podem achar q você gostaria de usá-los. Quanto as mulheres negras, realmente o biotipo "slim" é l indo, mas temos outras, como a Jennifer Hudson, tão linda quanto e qua não são citadas como modelo de beleza... a velha crueldade com a natureza. Enfim, eu sou da turma das que estão entre os 8 e 80 rs, vivo brigando com a balança. Acredito muito forte na diversidade para beleza....
p q jennifer hudson, se nós temos preta gil? agora dona de um programa chamado "vai e vem". figuraça!

Postar um novo comentário

Comments by