sábado, 17 de abril de 2010

Futebol, Racismo e os Macacos!

Não irei comentar a fundo a polêmica que envolveu os jogadores de futebol Danilo (Palmeiras) e Manoel (Atlético Paranaense). Resumindo a história, em partida realizada na última quinta-feira em São Paulo, após uma disputa de bola Manoel teria dado uma cabeçada em Danilo (foto abaixo) que retrucou com uma cusparada no rosto do jogador do Atlético Paranaense seguido do xingamento "Seu macaco do caralho!". Após o término do jogo, Manoel compareceu a uma delegacia da capital acompanhado de um advogado e prestou queixa de injúria racial contra o jogador do Palmeiras. Leia a parada toda AQUI

http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,33377290-EX,00.jpg

Well, todo mundo aí está lembrado do caso Grafite? Ou então das hostilizações raciais que vários jogadores negros foram alvo na Espanha anos atrás? Casos semelhantes não faltam, né?... Consultei minha truta Olívia (foto abaixo), orangotango especialista nesses casos de discriminação, que recomendou que eu subisse aqui no inbrog uma cena de um filme clássico do cinema nacional: Assalto ao Trem Pagador (1962) de Roberto Farias. Nunca vi no cinema tupiniquim o racismo brasileiro ser tão bem retratado numa cena de poucos minutos. Reginaldo Faria faz o papel de um dos componentes de uma quadrilha que assalta um trem pagador e, por conta de ser branco, tem chance de gastar o dinheiro roubado (sua parte e a dos outros assaltantes) de forma diferenciada passando a perna nos compassos até ser descoberto.



Preste atenção na fala do Reginaldão nessa cena brilhante:



Alguém que passar esse filme pro Danilo?

Muita Paz!

Comentários (12)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Mas é impressionante como isso ainda incomoda, né não? E quando tu além de pigmentado(?) é estrangeiro, a coisa fica ainda mais surreal! Fé nas criancinhas!
Olá Kibe, vi as matérias rolando na net. Muito bem colocado seu comentário.
BRILHANTE!!!!!!!!!!
Caralho...vou ter que samplear isso pra um próximo som...foda demais!
Ótimo post.
Como a lei brasileira é firme e severa, esses babacas não serão punidos e tornarão a cometer esse tipo de atitude. Já o filme não conhecia, retrata bem a realidade e mostra que lá pra cá NADA mudou, em relação ao que os brancos pensam em relação à nós.

Ps.: Danilo é belo FDP!
é UM belo!

Sempre que posto aqui como palavras! É a fome! =/
Gostei da fala final! "Vamo jogar ele dentro dum rio pros peixe comer os olho azul dele!" Nossa! Nao tem como falar em racismo sem falar em sentimentos ruins, negativos, como raiva, muita raiva, de ambas as partes ou de todas as partes. Maravilha de cena!
Cara... Envergar a cor escura nesse mundão tem que ter coragem ein Kibe?! o pior eu acredito que não é o Racismo evidente, tipo se o cara fala: "Sou Nazista e odeio preto..." Cara firmeza é o direito dele... O pior eu acho eh o recismo camuflado cara. Aquele que tem até de negro pra negro. É aquele que o segurança no mercado te segue, o que a senhora muda de lado da rua pq vc ta de capuz num dia frio ou ainda o dos proprios colegas seja de traalho escola que acham que só pq vc eh colega brincadeiras não vão te machucar. Acho que falta consciencia pra todo mundo de que tanto olho azul como olho castanho estao cegos pra mesma merda que eh esse mundo!
Nunca vi esse filme, muito foda a relação! Valeu pela dica... bj
Nunca vi esse filme, muito boa a relação... valeu pela dica!
Kibe ,vc é sem palavras.Primeira vez que vi esta cena,bem forte,porém não é incomum. Fikei meia tonta,pq a verdade é esta ,ser negro vai muito além da cor da pele.
Acho que é "comparsas" e não "compassos".
Blog muito bom, cara!
Realmente único na web.

Postar um novo comentário

Comments by