quarta-feira, 4 de março de 2009

Moro no Jaçanã... Picadilha!

Quem não lembra do samba do Adoniran Barbosa lançado em 1964, Trem das Onze? Com certeza esse deve ser um dos poucos sambas paulistas que os cariocas devem conhecer, já que adoram repetir a famosa frase de Vinícius de Moraes, a saber, que São Paulo seria o túmulo do samba. Tudo bem, Moraes não devia conhecer o velho e bom Geraldo Filme! Mas voltando a Adoniran, sua canção imortalizou o bairro do Jaçanã, localizado à época (hoje já não é mais!) no extremo norte da capital.

Mais de 40 anos depois do sucesso do samba de Barbosa, uma rapaziada da zona norte põe o bairro do Jaçanã novamente no mapa. Relatos da Invasão com certeza é um dos poucos grupos de rap paulistanos que realmente tem personalidade no som que faz. Lembro da primeira vez que ouvi a música Jaçanã Picadilha e fiquei passado já que o som consegue captar a verdadeira pegada do rap de SP: um sampler bem sacado, maloqueragem, ginga e levada muito própria.

Esses dias passendo pelo Revista Elementos topei com o clip do Relatos que foi lançado no mês de janeiro. Gosto do som, mas o clip deixou um pouco a desejar. A letra da música é rica o suficiente para a produção de um grande vídeo, mas infelizmente o grupo preferiu seguir a fórmula, já bastante gasta, de mostrar imagens da área. Faltou um roteiro ao clip que explorasse as rimas tão boas de Jaçanã Picadilha. De todo modo, esse é apenas um detalhe que não tira o brilho do primeiro vídeo do grupo paulistano. Além do mais, as dificuldades em se produzir um vídeo são enormes levando em conta que tudo é feito de forma independente. Abaixo segue o clip do Relatos. Bem-vindos a maloqueragem de SP...

5 comentários:

Thais Folego disse...

Adorei seu blog, com certeza vc é o que Nelson Coutinho chamaria de "intelectual orgânico"!

Anônimo disse...

Nossa vc virou cronista musical além de ser o foda da intelectualidade?!?!?
parabénsssss!!!!!!

é relatos virou mesmo o cult para os intelectualizados e emetivizeiros.
até eu que nao conheço nada do circuito "underground" ja ouvi muito relato.
Eles merecem tanto que até virar clichê acho que não afeta o merecimento

Mais uma vez Pa Ra Bénnnnnnnssssssss!

Márcio Macedo disse...

Thanks Thais!

Beijos do Kibe.

Curso de História - Miguel Maluhy disse...

Mano, se o Xis não começasse com aquelas viagens...

Márcio Macedo disse...

Porra Flávio,

Cê sabe que um dos sons que mais gosto é aquela dele com o Dentilho e o Rhandal:

... Esquina paranóia delirante... Eu tô na paz... Paranóia delirante... Eu tô na paz...

Bem louco!

Golden era do hip-hop nacional!