sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Um Dia Cometerei Blogcídio!

Fiquei pensando muito na atitude tomada por José Saramago na semana passada de parar de escrever no seu blog, El Cuaderno de Saramago. Durante um ano o escritor português Nobel de literatura escreveu frequentemente na sua página expondo seu ponto de vista crítico sobre diversos assuntos. Sua decisão de deixar o blog se deu devido ao fato de voltar sua dedicação exclusiva a elaboração de um novo livro. Uma pena, levando em conta que é admirável saber como se posiciona um escritor contemporâneo em relação ao enormes problemas que o mundo enfrenta atualmente. Mas ainda assim podemos nos consolar, uma vez que os livros de Saramago estão aí para serem desfrutados cotidianamente.

http://bertachulvi.files.wordpress.com/2008/10/saramago.jpg

Mas no início dessa semana, 31/8, outro fato agitou a blogosfera. Entrou no ar o blog do presidente Lula e isso me fez refletir sobre o fato de que é quase obrigatório para personalidades e profissionais com visibilidade pública criar e manter um blog. Todo mundo tem um: Preta Gil, Carla Perez, Mano Menezes, Sheila Mello, Sabrina Sato, Kely Key, Luana Piovani e praticamente todos os jornalistas que atuam na área ou pretendem fazê-lo e ainda estão na faculdade (blog conta ponto até na entrevista para emprego nessas áreas). Tem blog de tudo também: bolacha, sacanagem (os mais populares!), movimentos sociais, política, balada, cerveja, carros, enfim, tudo o que se imaginar. Mas o que dá realmente personalidade a um blog é um aspecto muito simples e pontual: se o proprietário do mesmo é a mesma pessoa que elabora os textos que são postados nele.

Nesse ponto, acho que o Blog do Planalto do presidente Lula deixa a desejar. Há uma equipe responsável por selecionar temas e redigir os textos. Mais: não há espaços para comentários. Isso é realmente injusto, o presidente tem três caras para escrever enquanto estou sozinho na minha labuta de manter meu blog atualizado constantemente! É nessas horas que penso em fazer como Saramago e cometer um blogcídio.

http://ndn3.newsweek.com/media/41/lula-brazil-QA-fareed-IN04_vl-vertical.jpg

Entretanto, o prazer de escrever e entrar em contato com novos/velhos amigos me impede de deixar de registrar minhas besteiras aqui. Lula não sabe o que está perdendo ou talvez saiba muito bem o que está evitando!

4 comentários:

Ari disse...

Kibão, tá cheio de blogs falsos, isto é, feitos por profissionais para outras pessoas... O do Lula é mais um falso blog, claro...
Msas, o seu blog, meu caro, é legal... Nada de imitar o mau humorado Saramago, hein?

Márcio Macedo disse...

Valeu Ari! Vou continuar com meu estilo peculiar...

Abraço,

Márcio/Kibe.

Arnaldo KING disse...

Blogcidio Kibe?, que nada Mano; pelo menos os blogs que mantemos, são a essência daquilo que somos e pensamos. Nossas opiniões sejam elas certas ou erradas, não são ditadas por uma equipe de " não fale disso ou daquilo".

Então pau na máquina e deixe o Lularnei pra lá!!

Márcio Macedo disse...

Continuarei firme e forte aqui, man!