sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

The Roots and K'NAAN

Já tive infindáveis discussões com meus amigos sobre os rótulos que são criados no universo da música negra americana para dar conta dos ritmos que por aqui são criados ou aportam. Funk, soul, R&B (tem o velho e o novo), gangsta rap, world music, jazz-rap, acid-jazz, new jack swing, dirty south, neo-soul, raggamufin, dancehall, reggaeton e alguns já falam até em hipster hip-hop. Mas minha intenção não é dar uma explicação do que se trata cada um, afinal basta ir ao Wikipedia e você terá uma definição - talvez não muito confiável!
The Roots
No Brasil, mais especificamente São Paulo, meus trutas envolvidos com o mundo das baladas black/hip-hop gostam de fazer uma distinção entre o que é "modinha" e o que é underground nos sons tocados nas festas. O primeiro é o tipo de som já "batido", que tomo mundo anda ouvindo enquanto que o outro diz respeito a algo novo (fresh, como dizem por aqui!), diferente, descolado e não conhecido por muitos. Contudo, essas definições não são rígidas, uma vez que o que é undergound em um dia pode ser modinha no outro. As baladas, consequentemente, também seguem esse esquema: o Sambarylove, no Bexiga, de propriedade do meu amigo Carlos Família, é modinha enquanto que o Sintonia, festa de meu brother KL Jay às quintas-feiras na Alameda Itu, é underground. Nem preciso dizer que atrás dos termos modinha e underground se encontra um juízo de valor sobre o que é de boa ou má qualidade. Okay, mas toda essa enrolação foi só uma introdução besta e longa para falar de dois grupos, na verdade uma banda e um rapper, que podem ser classificados como underground: The Roots (rapazes da foto acima) e K'NAAN.

O primeiro grupo dispensa apresentações, mas como nem todos que leem meu querido blog pertencem ao mundo do hip-hop falarei rapidinho deles. Para quem afirma que o rap não é música de verdade por não usar - tanto na produção como nas apresentações - aparelhos acústicos, The Roots tapa a boca. Eles são o grupo de rap acústico mais famoso e bem sucedido na história do hip-hop. Com 15 anos de estrada, 8 álbuns lançados e ainda levarem a fama por ser a banda na qual a atual diva do neo-soul, Jill Scott, fazia backing vocal, os caras estão numa nova fase: banda de palco do programa Late Night With Jimmy Fallon! Ahhhh???... Yup, não faça essa cara de quem não acredita, é isso mesmo! Os caras vão fazer o mesmo trampo do Bira no programa do Jô Soares, não sei se com as risadas imbecis daquele preto sem noção, mas, sinceramente, espero que Questlove (baterista da banda cuja imagem ficou conhecida por sempre usar o cabelo afro com um garfo) não se preste a essa papel. Segundo Black Thought, MC leader do grupo, os negrões estão numa pegada diferente e querem tentar algo novo, mas o que parece mesmo é os rappers estão meio cansados dessa vida de artista em tour o tempo todo. Pode soar legal para quem nunca experimentou isso, mas imagine fazer show numa noite em Londres e depois voar para Tóquio e três dias depois ter uma apresentação em Berlim? Os caras estão ficando "nego véio" e querem, já dizia o grande e sábio Tim, sossego! A rapaziada é da Filadélfia e não vai gastar mais do que uma hora de ônibus até NYC para trabalhar, vai dar tempo até de levar as crianças na escola antes. Mas se você é fã e tá vindo para Manhattan por esses dias aproveite e vá ver os caras no Highline Ballroom entre março e abril. Abaixo uma fotinha da banda no seu novo visual e ambiente de trabalho junto ao novo chefe.

The full band on the set of Late Night With Jimmy Fallon.

E o K'NAAN?!... Bem, K'NAAN fica pra amanhã, pois estou capotando de sono em cima do meu laptop!

Paz!