sexta-feira, 17 de abril de 2009

Final weeks are coming: tremei!

Dias atrás recebi a resposta de um email enviado por mim a uma grande amiga minha professora da USP. Na mensagem eu reclamava do ritmo sobre humano da academia americana e ela respondia de maneira irônica e certeira: "Os deuses nos sacaneiam exatamente quando atendem nossos desejos!"

Ser grad student por aqui não é bolinho, já começo a sentir saudades da moleza da USP. Não que as pessoas não estudem duro na universidade menina dos olhos das famílias quatrocentonas paulistas, mas tudo aí é bem mais tranquilo do que pelas bandas da América do Norte. Explico-me...

phd053007s.gif
O calendário escolar americano está organizado de forma a propiciar que as férias mais longas, que celebram o final do ano escolar, ocorram conjuntamente ao verão, ou seja, entre junho e agosto. Sendo assim, o primeiro semestre se inicia no outono e termina no início do inverno enquanto que o segundo se estende do inverno a metade da primavera. Estamos agora entrando numa fase chamada de finals: as quatro ou três semanas que antecedem o final do semestre.

Bem, nessa época todo mundo começa a literalmente pirar! Geralmente o volume de assignments (tarefas) para cada curso é grande, uma vez que a especialização dos americanos se dá na pós-graduação já que a graduação é bastante generalizante. Nesse semestre estou fazendo quatro cursos. Três deles envolvem leituras semanais e volume é bastante alto, de 70 a 100 páginas para cada um. Além disso, em quase todos o cursos você fica responsável pelo preparo e apresentação de um seminário referente a um texto presente no programa e que consta como parte da avaliação. Dependendo do professor ainda é solicitado que os alunos redigam memos das leituras realizadas, elaborem mini projetos de pesquisa, realizem exames, escrevam ensaios curtos e, obrigatoriamente, papers, que nada mais são do que os trabalhos finais e que devem conter de 15 a 30 páginas.

Alguns professores, mais exigentes, tem datas rígidas para entregas dos trabalhos e para evitar o famoso "perdido" ou desculpas esfarrapadas - conversinhas do tipo "meu computador deu pau" - dadas por alunos na deadline estabelecem outras datas para apresentação de outlines e rascunhos dos papers. A maior diferença que sinto em relação a USP é o fato de ter que entregar o paper no mesmo dia em que o curso termina, uma vez que na minha querida ex-universidade paulista você geralmente tem um tempo extra de um a dois meses após o término do curso para elaborar o seu trabalhinho. Outra coisa que é avaliada por aqui é a participação em sala de aula, quem é tímido(a) se fode! A coisa boa é que as aulas aqui duram apenas 1h e 50 min, bem diferente das 3 h 30 min da USP, urgh!!!!

Minha situação atual é uma maravilha! O que me separa das férias, que teoricamente se iniciam em 19 de maio, são dois memos, duas apresentações, dois exames, um projeto de pesquisa, dois papers e várias noites gastas na Bosta, ops, Bobst Library (NYU). Que gostoso! Agora vocês já sabem por que sumirei do NewYorkibe nas próximas semanas... A charge do PhD Comics abaixo resume o que é ser pós-graduando por aqui!

Muito amor, paz e Coca-Cola com café (esse último se não à todo(a)s, ao menos pra mim)!

PS: ouçam a rádio NewYorkibe, basta entrar no link Last.Fm e depois clicar em "Play NewYorkibe's Library"

4 comentários:

Renata disse...

Aqui em Berkeley é exatamente a mesma neurose, já tá todo mundo histérico por conta das finals... Eu me sinto uma vagagunda, porque "só" estou escrevendo a minha tese e assitindo os cursos como ouvinte, já que terminei os créditos. Pega até mal falar que vc tem tempo livre, as pessoas te olham com olhar de reprovação se vc fala que vai ao cinema...rs...
Eu, hein, saudades do Brasil...

Mojana disse...

Esquenta não, Kibe. Quando você estiver dando aulas lá na Federal do Acre, você vai à forra, hahahaha.
E cuidado pra não exagerar na coca-cola com café. Umas vez, o Genérico tomou uma quantidade tanto disso que ficou elétrico demais pra estudar, mas também não conseguia dormir, hahahahahaha.

Anônimo disse...

Oi, Kibe! Sorte e muita força na peruca. O melhor é saber que isso vai passar logo. Desejo que passe com um bom desempenho. Abraços. Karina

Camila disse...

Kibe, mas isso tudo vai ser compensado!! Já deve ser mesmo agora no processo, deve ser muito bacana conhecer NY.
Vai passar quanto tempo por aí?
Adorei os seus escritos!
Beijocas,
Camila