domingo, 14 de novembro de 2010

Umas Férias do Facebook e Twitter...

Sim, férias! Já descobri há mais de um ano que a melhor época para tirar férias das redes sociais é durante o período das finals (as duas semanas que antecedem o final do semestre escolar) aqui na gringa. Mas esse semestre acho que vou adiantar a parada. Fiquei, de uma hora pra outra, de saco cheio do Facebook e Twitter. Cansei das mudanças de status, quizzes, mensagens sem graça e outras paradas. Há questões pessoais de coisas que vem acontecendo com amig@s, mas não há necessidade de comentar esses fatos aqui.

Uso o Facebook (há uns quatro anos) e Twitter para manter contato com amig@s e divulgar o blog, mas de uns tempos pra cá tenho me injuriado com uma mudança no perfil e no uso dessas redes (ou talvez com a dinamização/aumento das minhas atividades nelas). Também não me refiro a debandada dos brasileiros que antes povoavam o Orkut em direção ao Facebook (isso já era previsto), mas acho que tô um pouco de saco cheio com o tempo gasto em coisas meio sem sentido. Pouca gente vem trocando/mandando links legais e a rede tem pegado aquele aspecto de passividade/privacidade com pessoas só atualizando status pessoais e outras variações do mesmo tema. Inclusive eu me pego fazendo isso muitas vezes. Nem vou entrar no assunto de demonstrações de preconceito, pois depois da polêmica em relação aos nordestinos e as mensagens escrotas que circularam na rede após a eleição de Dilma ficou claro como muitas pessoas ainda não tem a mínima de noção de que a Internet é, de certa forma, uma extensão do espaço público. É por isso que decidi que Facebook e Twitter terão pouco espaço no meu MacExu e no iKibePhone (nesse último estou pensando seriamente em desinstalar os aplicativos) nas próximas semanas. O Yogurt, como todos sabem, já faleceu! Só entro lá para apagar os zilhões de scraps de festas e eventos, mas que (por razões óbvias!) não posso ir.

Yes sir, é hora de voltar as algumas coisas muito básicas como ler um bom romance, revistas decentes, meus textos sociológicos chatos e gastar menos tempo na web. O blog continua, na medida do possível escrevo por aqui.

Muita Paz!

PS: em tempo, agradeço a tod@s que mandaram um alô no meu aniversário, dia 8 de novembro. Comemorei de uma forma bem peculiar dentro de um busão voltando de Boston debaixo de uma baita friaca. Life goes on!

Comentários (4)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Hum, Kibe, num é que entendo, compreendo e até apoio? Mas, no geral o que vc faz é também o usual: ficar de saco cheio, sair, e voltar de novo, para os velhos costumes...como viciado em cigarros e otras cositas más...mas como num é só coisa tua, ora, dá para pensar muito que o que está em jogo é mesmo uma coisa que me preocupa até: como ter vidas virtuais ativas (sem duplo sentido, OK?) no fundo não satisfaz...Na verdade, talvez traga ainda mais insatisfações, depois que os primeiros encantamentos diminuem. Deve valer aí a Lei dos Retornos em Diminuição. Algo a ser pensado por algum soci´logo de plantão... Boa sorte nas suas férias...
1 resposta · ativo 750 semanas atrás
Oi Ari,

Obrigado pela leitura e comentário! Olha, eu não tiro os méritos das redes sociais. Através delas mantenho contato com uma série de pessoas como se não morasse no exterior. Mas ando preocupado com o meu nível de distração, o que vem me tirando o foco de coisas mais importantes que muitas vezes são extremamente chatas, mas devem ser realizadas. Acho que a Internet em geral tem um grande poder de dinamizar nossa já extensa capacidade de procrastinação (o que às vezes é bom e outras ruim!).

Vamos nos falando!

Abraço,

Márcio/Kibe.
Quem perde são seus leitores, q. são ávidos por post interessantes, dicas, etc. Se todas as pessoas bacanas resolverem fazer o mesmo, será o fim das mídias sociais...e da nossa intelectualidade ambulante...A vida inteligente nas mídias q. é minoria deixará definitivamente de existir..então, assim, vá, mas volte...pq é precisa colocar alguma coisa boa neste universo...tb participo das mesmices, apesar q. não acho q. falar do meu São Paulo seja mesmice, mas religião, política...fato social total. De modo q. , a nível q., nesse sentido estamos em um universo q. se quer dizer globalizado, mas não passa de localizado...enfim, não disse nada...mas só para dizer q. sem a sua genialidade por perto não há verão, nem primavera...
1 resposta · ativo 750 semanas atrás
Oi Fran,

Obrigado pela leitura e comentário ao post! Como disse ao Ari acima, há razões pessoais na minha decisão. Não vou abandonar totalmente o Facebook e o Twitter, mas serei menos ativo nas próximas semanas. Esse semestre está sendo extremamente estressante por aqui devido ao quantidade enorme de trabalho e, sendo assim, vou poupar energia não entrando muito em polêmicas ou me distraindo com quizzes e banalidades que o Face fornece aos montes. O mais radical mesmo é que eu acho, e já disse isso publicamente, é que preciso fazer uma limpa no Twitter. Tô seguindo muita gente nada haver que faz comentários escrotos que me enojam. Mas enfim, ce la vie!

Beijos carinhosos do Kibe!

Postar um novo comentário

Comments by