quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Decoded by Jay-Z

 
Jay-Z manda mais uma de suas mega empresariais ações. Agora o multimilionário rapper quarentão que vai ser papai (todo mundo sabe que a negra grande dele, Beyoncé Knowles, está prenha, né?) está lançando uma espécie de biografia cujo título é Decoded (336 páginas, Spiegel and Grau Publishers, US$ 18.99). O livro conta com textos escritos por Jay-Z e fotos que ilustram a trajetória do cantor e magnata. O lançamento do livro ocorreu na última segunda-feira quando Jay-Z se reuniu com o filósofo Cornel West para um diálogo na biblioteca pública de New York City. Até pensei em aparecer no esquema e dar um alô brazuca para meus patrícios gringos, mas com o ingresso cotado a US$ 58 (mesmo para estudantes!) resolvi deixar o shout-out para outra ocasião. Tudo bem... Se você não teve a chance de ir ao evento por não estar na Big Apple ou não quis pagar as cinquenta e oito doletas (como foi o meu caso), ainda continua tendo a oportunidade de ver a parada via web (vídeo lá embaixão!). Mas achei mais interessante o vídeo em que ele explica o livro e está disponível no site do Amazon (clique AQUI para assistir, trutão/trutona!)
 
Por outro lado, é necessário colocar o livro de Jay-Z dentro do contexto do campo literário/histórico. O gênero biográfico é produto da sociedade moderna burguesa uma vez que ele é responsável por imortalizar a trajetória de um indivíduo. Basicamente, é com a modernidade burguesa (cuja gestação está localizada entre os séculos XVII, XIX e XIX) que conceitos como indivíduo, individualismo, privacidade, liberdade e autonomia surgem. Okay, aí você se pergunta: "mas o que essa porra toda tem haver com Jay-Z?" Simples, basta lembrar que a sociedade norte-americana na qual Shawn Core Carter (nome de pia do negrão!) vive nasceu como um rebento da sociedade burguesa o que resultou no desenvolvimento do capitalismo mais desenvolvido do mundo onde o invidualismo é um valor supremo. Jay-Z (e Lula também!) representa uma figura histórica que norte-americanos idolatram: o self-made man.  Essa é histórica representação dos indivíduos que, por ações próprias, construíram o próprio caminho, saíram da base e chegaram ao topo da sociedade, realizaram o que foi e é exposto a todos os imigrantes que vieram e vem fazer a América como o grande diferencial desse país, ou seja, a idéia de que tudo aqui é possível e as chances de se realizar o American Dream são reais e acessíveis, basta trabalhar duro. A biografia de indivíduos bem sucedidos, no contexto norte-americano, fornece elementos empíricos para a confirmação de uma representação que é em parte ideológica (ideológico = fantasioso/falso/meia verdade).
 
Apesar do livro de Jay-Z expor sua história pessoal carregada em tons de contos de fada banhados por trabalho duro e uma grande dose e estratégia e visão empresarial, a realidade norte-americana para jovens pobres negros e latinos é muito mais cruel, como vários sociólogos tem mostrado em seus estudos: desigualdade social crescente, altos índices de encarceramento, mortalidade, incidência de doenças como HIV/AIDS etc etc e etc...  Jigga, apelido do rapper, representa uma gota de sucesso em um mar de histórias que não vingaram. Mas não quero estragar a festa! Vale a pena ouvir Jay-Z e Cornel West conversando e notar como a trajetória desse músico pode representar um novo modelo de rapper, não necessariamente por ser rico e bem sucedido em seus negócios e sim por ter 41 anos e ser um afro-americano que manteve-se vivo, fora de problemas, ter constituído uma família, estar prestes a ser pai e saber lidar com o sucesso. This should be seen as success!

Divirta-se Assistindo o Vídeo (aqui está disponibilizado os primeiros 10 minutos/para assistir por inteiro clique "full program"), Muita Paz e Mantenha-se Fora de Encrencas assim como Jay-Z!