sexta-feira, 18 de março de 2011

Le Prix du Pardon



Ontem foi Sant Patrick's Day aqui em New York e fez um belo dia ensoralado e meio quentinho (isso significou literalmente 15 graus). Muita gente vestida de verde enchendo a cara de cerveja pelos bares e já entrando em clima de primavera com brothas jogando basquete nas quadras públicas e sistas fazendo uma primeira tentativa no guarda-roupa de meia estação. De minha parte continuei e continuarei com a bunda pregada na biblioteca. Passo hoje pelo blog para dar um toque sobre a exibição do filme Le Prix du Pardon (O Preço do Perdão) lançado no ano de 2001 e dirigido por Mansour Sora Wade. O evento faz parte do projeto Cine Afro Sembene (visite o blog dos caras AQUI) e ocorrerá no Centro Cineclubista de São Paulo (clique AQUI para visitar o blog) no próximo sábado, 19/3.

 

A sinopse do filme afirma que "um espesso nevoeiro cobre há vários dias uma aldeia da costa sul do Senegal, e impede as pirogas de entrar no mar. O velho religioso da aldeia está moribundo e não pode executar os ritos. Seu filho de 20 anos, Mbanik ganha a confiança da população e cativa a jovem Maxoye. Mas seu sucesso desperta a inveja de Yatma, seu amigo de infância". Assista o trailer logo abaixo (as legendas da cópia a ser exibida são em português):



Mansour Sora Wade nasceu no Senegal em 1952 e estudou em Paris, onde completou um mestrado em cinema. Entre 1977 e 1985 foi responsável pelo arquivo de audiovisual no Ministério da Cultura do Senegal. Depois de ter feito várias curtas-metragens e documentários Le Prix du Pardon (2001) é o seu primeira longa-metragem de ficção, tendo recebido prêmios nos festivais de Amiens, Fribourg, Milan e Montreal. O cineasta realizou ainda os filmes Fary l’ánesse (1989), Taal Peex (1990), Aïda Sauka (1993), Isso Lo (1994), Les Laveurs du Banco (1996) e Les Plasticiennes de Ouakam (1996).

LOCAL: Centro Cineclubista de São Paulo
Rua Augusta, 1239, conjuntos 13 e 14 – São Paulo
Próximo a Avenida Paulista - Metrô Consolação
Horário: 19 horas - Entrada Franca

Muito Amor Muita Paz!