Quero também pedir desculpas por não ter respondido aos comentários dos últimos posts do blog. Problemas técnicos, pessoal! Entretanto, logo logo volto a escrevinhar minhas impressões por lá.
E o assunto de hoje é cabelo! Já perdi a conta de posts aqui do inbrog que passam pela temática estética, mas tenho a impressão que esse é um tópico crucial quando lidamos com um tipo racismo - o brasileiro - no qual a questão da aparência é central. Cor de pele, formato de boca e nariz e textura do cabelo são elementos fenotípicos que constroem proximidade ou distanciamento, desejo ou repugnância e por aí vai. Muita gente me pediu para fazer um post sobre o filme do comediante afro-americano Chris Rock intitulado Good Hair (2009). Confesso que ainda não tive tempo de assistir, mas já discuti o filme com várias pessoas que o fizeram e as resenhas e posts sobre o filme abundam aí na rede.

Mas tô aqui na verdade pra mostrar um outro videozinho. Ele foi postado por minha amiga Twylla Rocha no Facebook ontem e dá uma boa noção de como as pessoas em geral encaram o cabelo crespo. Detalhe: estamos falando de gente comum, não de sociólogos (como eu), psicólogos, antropólogos e ativistas que tem treinamento e formação na área de relações raciais. O quadro é meio triste, mas evidencia um ângulo bastante real da parada.
Muita Paz!
Uju · 754 semanas atrás
Kibe73 67p · 753 semanas atrás
Por incrível que pareça isso é muito comum no Brasil!
Beijos carinhosos do Kibe.
PS: adoro o seu meu! gringa que fala português perfeito e com sotaque e gíria de SP! :)
luciomagano 1p · 753 semanas atrás
Good Hair: Faz algum tempo que assisti e a cópia não tava muito boa. Lembro que no filme Chris mostra a indústria "do cabelo bom" nos EUA. Entrevistas na sala de espera do salão de beleza, depoimentos de celebridades, cabeleleir@s, business e a cobertura da incrível viagem que os tais cabelos fazem da Índia até os EUA. Vale a pena assistir.
Twylla · 753 semanas atrás
Uju, deveria ver o vídeo até o fim, ou pelo menos pular para os minutos finais, onde o Dada Maravilha dá um declaração linda.
Leiam outro texto racistinha: http://fofoquinhas.uol.com.br/shoeme/o-cabelo-rui...
No final ainda rola um update, tentando explicar que não se trata de um tipo específico de cabelo, mas pra mim não colou.
ronielfelipe 28p · 753 semanas atrás
Paula Kristina · 753 semanas atrás
surya · 753 semanas atrás