sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Vai um Cabelinho Ruim Aí?

Well, o bicho anda pegando por aqui! Zilhões de coisas pra fazer, poucas horas de sono, minha renite/sinusite voltou devido a queda de temperatura, sem tempo de ir a academia combater o crescimento exponencial de minha barriga, mas a vida continua. O semestre tá osso, como dizem em Sampa!

Quero também pedir desculpas por não ter respondido aos comentários dos últimos posts do blog.  Problemas técnicos, pessoal! Entretanto, logo logo volto a escrevinhar minhas impressões por lá.

E o assunto de hoje é cabelo! Já perdi a conta de posts aqui do inbrog que passam pela temática estética, mas tenho a impressão que esse é um tópico crucial quando lidamos com um tipo racismo - o brasileiro - no qual a questão da aparência é central. Cor de pele, formato de boca e nariz e textura do cabelo são elementos fenotípicos que constroem proximidade ou distanciamento, desejo ou repugnância e por aí vai. Muita gente me pediu para fazer um post sobre o filme do comediante afro-americano Chris Rock intitulado Good Hair (2009). Confesso que ainda não tive tempo de assistir, mas já discuti o filme com várias pessoas que o fizeram e as resenhas e posts sobre o filme abundam aí na rede.



Mas tô aqui na verdade pra mostrar um outro videozinho. Ele foi postado por minha amiga Twylla Rocha no Facebook ontem e dá uma boa noção de como as pessoas em geral encaram o cabelo crespo. Detalhe: estamos falando de gente comum, não de sociólogos (como eu), psicólogos, antropólogos e ativistas que tem treinamento e formação na área de relações raciais. O quadro é meio triste, mas evidencia um ângulo bastante real da parada.

Muita Paz!