segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dá-lhe Leci!

 

Tiririca foi o candidato a deputado federal mais votado nas eleições de 2010 com 1 milhão e 300 mil votos. Esse fato causou desde risos a decepção em certas pessoas, algumas críticas resvalaram o preconceito uma vez que o artista é analfabeto ou semi-analfabeto (na verdade, toda a polêmica atual sobre a sua elegibilidade gira em torno desse ponto), nordestino e oriundo das classes populares. De minha parte, não votaria em Tiririca (estou em New York City e justifiquei meu voto). Faria isso não pela pessoa que ele é ou por conta sua profissão e origem, mas por outros motivos. O principal seria relativado ao discurso utilizado na sua campanha o qual desqualificava a política em si ("Vote em Tiririca, pior que tá não fica!"). Contudo, é preciso fazer uma análise mais minuciosa do que a presença de figuras famosas e geralmente relacionadas ao mundo artístico e do entretenimento tem significado para a vida política e pública do Brasil. Adoraria ler uma tese de mestrado ou tese de doutorado que acompanhasse a trajetória política de cantores como Frank Aguiar e Aguinaldo Timóteo e, futuramente, do palhaço Tiririca.

 

Por outro lado, fiquei muito contente ao saber que Leci Brandão, sambista e personalidade engajada em várias causas políticas, foi eleita deputada estadual em São Paulo pelo PC do B. Acho que essa é uma vitória conjunta para a população negra, as mulheres e o samba. Assista AQUI um vídeo em que a cantora é entrevistada por jornalistas do Estadão.

Dá-lhe Leci! 

Muita Paz e ótima semana para tod@s!

Comentários (3)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Kibe,

Fica tranquilo que vc poderia votar no Tiririca sim.. Foi SP quem elegeu ele, com 1 milhão e 300 mil votos...
Mas não tem problema. Quem sabe na próxima eleição vc não tenha essa honra?

abs
Fala Thiago,

Não, mesmo que Tiririca se candidate a reeleição (caso consiga assumir e completar o mandato) não votarei no figura!

Obrigado pela visita ao blog, leitura e comentário ao post!

Abraço,

MM/K.
Bacana o destaque que você deu à Leci. Sou de fã do seu trabalho artístico e de seu engajamento político. Precisamos de mais representantes negros na política! Mas que não sejam massa de manobra como alguns exemplos que temos aqui.
Um abraço do Rio!

Postar um novo comentário

Comments by