sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Um Beijo e Adeus Para Gabriela!


Faleceu ontem à noite, aos 62 anos, Gabriela Leite.  Durante boa parte da sua vida Leite trabalhou como prostituta e atuou como ativista em defesa dos direitos das profissionais do sexo (um termo que ela achava muito politicamente correta e preferida o termo "puta") reivindicando a regularização da profissão. Durante a juventude Gabriela chegou a estudar filosofia na Universidade de São Paulo (USP), mas acabou deixando o curso e um trabalho de secretária em escritório para se dedicar a prostituição na região da Boca do Lixo em São Paulo e posteriormente na zona boêmia de Belo Horizonte e na Vila Mimosa no Rio de Janeiro. Em 1987 ela organizou o primeiro Encontro Nacional de Prostitutas e ganhou notoriedade por sua militância criando em 1992 a ONG Dávida.  Um das suas iniciativas mais conhecidas foi a criação, em 2006, da marca Daspu, cuja as roupas eram elaboradas e costuradas por prostitutas. O nome era uma clara ironia a loja de artigos de luxo Daslu. Em 2010 Gabriela concorreu ao cargo de deputada federal pelo Partido Verde. Sua campanha foi coberta num documentário filmado pela americana Laura Murray intitulado Um Beijo Para Gabriela (trailer logo abaixo).


Gabriela se vai vítima de câncer. O que ela nos deixa como legado além de seu trabalho como ativista é uma postura que olhava a prostituta sem o viés moralizante ou vitimizador. De acordo com ela, a prostituição era uma profissão que deveria ser regulamentada para que seus/suas profissionais tivessem acesso aos mesmos benefícios que o/as trabalhadore/as de outras áreas e fosse assim quebrado o estigma que paira sobre o/as mesmo/as. Para saber mais da vida de Gabriela leia a sua biografia lançada em 2009 pela Objetiva e intitulada Filha, Mãe, Avô e Puta (baixe AQUI).

A foto abaixo foi tirada em abril desse ano na exibição do filme sobre a campanha de Leite na The New School, NYC. Da esquerda para direita estão eu, Cristian Mat, Flávio Lenz (companheiro de Gabriela), Mariana Assis, Geeti Das e Laura Rebecca Murray (diretora do filme). 

Um beijo e adeus para Gabriela! Descanse em paz, querida! 

Muita Paz, Muito Amor!