domingo, 12 de maio de 2013

Nova Biografia de Malcolm X Traduzida Para o Português



Minha amiga Jaqueline Lima Santos me avisou dias atrás que está previsto para o próximo dia 25 de maio o lançamento em português da mais recente biografia de Malcolm X, escrita pelo historiador Manning Marable e publicada nos EUA em abril de 2011 (mais info AQUI). Essa é uma ótima notícia para quem tem curiosidade em ler o novo livro, mas não possue fluência em inglês. Na época do lançamento do livro por aqui escrevi uma resenha para o blog que logo depois foi publicada na revista Sankofa (leia AQUI). Malcolm X: A Life of Reinvention se tornou um best seller nos EUA entrando para a lista do jornal The New York Times de livros de não ficção mais vendidos naquele ano. No ano seguinte a obra ganhou o prêmio Pulitzer para livros de história. O lado triste do lançamento do livro em 2011 foi que seu autor, o historiador e professor da Columbia University, Manning Marable, faleceu três dias antes do livro vir a público.

Fato também triste e curioso que coincide com a edição do livro no Brasil é a notícia veiculada essa semana da morte do neto de Malcolm X, Malcolm Shabazz.  Shabbaz, 28 anos, ganhou notoriedade e teve sua vida marcada de forma negativa em 1997, aos 12 anos, por ter sido responsável pelo incêndio no qual sua avó, Betty Shabazz, foi morta. O neto de Malcolm teve uma vida curta e problemática (com entradas e saídas da prisão) que findou numa área turística da Cidade do México na manhã da última quinta-feira. As circunstâncias da morte ainda não foram esclarecidas, mas a polícia mexicana declarou que Shabazz foi vítima de agressão do lado de fora de um bar (leia mais AQUI). A morte do neto de Malcolm me fez recordar um trecho da primeira biografia de X escrita por Alex Haley e na qual o ativista afirmava que seu pai havia sido morto de forma violenta e que ele tinha certa percepção que o mesmo ocorreria com ele. Infelizmente, a previsão de Malcolm não só se concretizou, mas se perpetou de forma trágica para sua esposa e neto.

Na foto acima Malcolm X segura suas filhas Qubilah (à esquerda), mãe de Shabazz, e Attilah em 1963.

Muita Paz e Muito Amor! 

Comentários (1)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Oi, Márcio. Acabo de comprar a biografia de Malcolm. Estou na página 119 e até aqui quantas desconstruções do mito e construções do ser humano observei! Toda lucidez é bem vinda ainda que seja do tipo que embriaga como as relatadas por Manning Marable. Isso é para confessar que estou um pouco tonta com o relatos do historiador... Claro que toda a desconstrução de mitos envolve nudez que nos revela o que possivelmente não nos sentimos a vontade para ver ou para mostrar. Com efeito, esta não é a questão me aflige. Não , não é a nudez de Malcolm que me incomoda. Eu por mim considero quase sempre suspeitos relatos autobiográficos, então esperava sim uma revisão menos heroica e mais humana do mito... Mas é que esta desconstrução não desconstrói Malcolm somente, põe aqueles todos nus diante de suas convicções baseadas nas convicções e confissões de um líder-mito agora também nu. E agora? Relativizar o tempo e o lugar do mito e compreender ?Abraço!

Postar um novo comentário

Comments by