terça-feira, 19 de janeiro de 2010

MMs: Martin e Malcolm, a Dupla Dinâmica

 http://www.jhs1968.com/web_images/84ec2b56d17a5e528d1ab371da7ef5.jpg

Hoje (escrevo na segunda) é dia de Martin Luther King Jr. aqui nos EUA. Porém, penso em Malcolm X (1925-1965). Para ser justo, penso nos dois, Martin e Malcolm juntos, um MMs. Somente os dois homens eram capazes de reunir a população afro-americana, com suas diferenças e heterogeneidade, em torno de si.  Havia muitas diferenças - políticas, ideológicas e religiosas -  entre as duas lideranças, mas ambos compartilhavam entre si um profundo e inabalável amor por seu povo.

 http://traceyricksfoster.files.wordpress.com/2009/05/nm_malcolm_x_081104_ssh.jpg

Martin era o preferido da classe média negra, dos políticos e religiosos. Um homem culto, calmo e de boa índole que pregava a não violência como forma de ação política. Malcolm era a liderança vinda do submundo negro. Seu passado criminoso trazia legitimidade entre prostitutas, drogados, miseráveis, bandidos e trambiqueiros das mais diversas ordens que não se identificavam ou colocavam pouca credibilidade no discurso de Martin. Essa era a negrada mais "sangue no zóio" ou "fio descapado" que estava pronta para o que desse e viesse (eu me me incluo mais nessa daí!). O lema do negrão era "By all means necessary" e "I don't call it violence when it's self-defense, I call it intelligence".

http://technostudies.files.wordpress.com/2008/12/20xmartinjr9.jpg

Essa dupla poderosa se encontrou pessoalmente apenas uma vez e o encontro foi imortalizado na foto acima. Ambos eram carismáticos, inteligentes, sagazes e prontos a dedicar sua vida a missão com que estavam comprometidos. Infelizmente foi o que acabou aconteceu nos dois casos. Tanto Malcolm como Martin foram covardemente assassinatos numa tentativa desesperada de brecar a revolução negra que caminhava a passos largos nos EUA dos anos 1960. Imagino se eles estivessem vivos hoje... Vivos para presenciarem a posse do primeiro presidente negro dos EUA e assistirem várias outras conquistas dos patrícios afro-americanos. Ao mesmo tempo me pergunto o que eles diriam da suprarepresentação de negr@s nas prisões da América, da persistência de guetos que promovem a manutenção da pobreza com suas mais diversas mazelas e empurra negr@s para a criminalidade, da violência policial, do sexismo e misoginia. O que diriam? Não sei, mas tenho certeza de que não estariam calados...

Muita Paz!