sábado, 16 de janeiro de 2010

Eu Pergunto Você Responde

chanel_barbie_400

É época de São Paulo Fashion Week e só para não perder o costume de criar uma polêmicazinha com o lance de modelos negr@s segue aqui o questionamento do blog.  Seguinte, alguém aí do outro lado pode responder uma dúvida minha: não querendo ser chato, mas por que uma mulher preta bonita é sempre chamada de "exótica"? Leia o texto que segue a foto acima publicada em um blog de moda do jornal O Estado de São Paulo na sexta 15/1: "É de ficar com a boca aberta mesmo, Herchcovitch: Chanel Iman parece uma boneca. A supertop americana é tão magrinha, acinturadinha e bonita que parece uma Barbie. Das mais exóticas: a garota que não completou nem 20 anos tem descendência afro e coreana. Ela desfila na SPFW pela Rosa Chá, no dia 17. Herchcovitch é quem assina os looks"

Mande sua resposta nos comentários. Apreciamos sua opinião sendo ela exótica ou não, viu?!

Muita Paz!

9 comentários:

Salvadô disse...

Rapá, pode ser verdade o rótulo exótica, não entrarei no mérito. Mas acho que há duas considerações a fazer:

1) Num mundo dominado por loiras, uma modelo negra é exceção, portanto exótica.

2) Porra, kibe, esta aí é MESMO EXÓTICA, esquálidíssima (compare com outras, esta é magérrima mesmo pros padrões "vogue"), negra e coreana...

Ricardo disse...

Também acho que exótica/o pode não ser o problema principal, tb acho q ñ foi o q vc quis dizer, vale a questão: exótico ou ñ exótica? Acho q depende do texto e do intérprete. Exótica é um termo positivo na moda, poucos profissionais negros no setor não é exótico é usual. Este é o eixo da questão, cadê a/os modelos negros na passarela?
jr

Márcio Macedo disse...

Obrigado pelos comentários rapazes! Espero mais respostas d@s leitore/as e seria bom ter a opinião de mulheres pretas, brancas e asiáticas, exóticas ou não! Aguardo...

Unknown disse...

É exótico porque surpreende e chama muito a atenção, pela mistura não muito comum entre pretos e asiáticos. Tudo que sai fora do "programado" vai ser exótico, está fora do padrão mas agrada pelo contraste que causa. Em um desfile é um tempero a mais,só que sabemos que os patrocinadores preferem só uma pitada desse tempero.

Mojana disse...

Eu nem vou entrar na polêmica, mas quero ser, chata, só pra variar...
Quem foi que escreveu esse texto? Jornalista não usa mais uma coisa chamada DICIONÁRIO??????? Dizer que a moça tem DESCENDÊNCIA afro e coreana, significa que ela tem DESCENDENTES (portanto, seus filhos, netos e etc) nessa categoria. Engraçado que nem se trata de algum jornaleco obscuro, é o Estadão...

Márcio Macedo disse...

Boa Mojana! Next please...

Anônimo disse...

À primeira vista pensei que fosse um desses modelos de plástico, porque ela é muito magra, parece sem expressão no rosto e os braços estão dispostos de forma pouco espontânea. Além disso, a mistura negro/asiático dá, de fato, um ar de contraste e novidade em relação às outras modelos. Acredito que o termo exótico tem a ver com estas características que eu aponto.
Quanto à história de ter descendência afro e coreana, não acho que seja chatice sua não Mojana. Os caras comeram bola geral e é razoável apontar a falha.

Abrçs

Laércio Fidelis Dias

Mojana disse...

A japonega aí da foto parece aqueles bonecos de cera do museu de Londres...

Márcio Macedo disse...

Obrigado à tod@s pelas respostas!

Abraço do Márcio/Kibe.